Um total de 16 estudantes do ensino público municipal se sobressaíram em nível nacional na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) deste ano, ganhando quatro medalhas de ouro, três de prata, quatro de bronze e cinco menções honrosas. Em relação às edições passadas, as escolas administradas pela Prefeitura de Manaus apresentaram um crescimento considerável de 30% no número de inscrições.
Uma das unidades de destaque da Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi a escola municipal Professora Noemia Santana do Nascimento da Costa, que teve alunos que se sobressaíram em provas de conhecimento científico, especialmente em astronomia, biologia, física, história e química. De acordo com a gestora, Marluce Amorim, a Semed se prepara para intensificar ainda mais suas ações voltadas ao ensino de ciências.
“O desempenho na Olimpíada é um reflexo do esforço conjunto de nossa equipe pedagógica e dos alunos. Estamos imensamente orgulhosos de nossos jovens talentos. Essa conquista representa um passo significativo para elevar o nível da educação em Manaus. Continuaremos dedicados e investindo para garantir que cada estudante alcance seu pleno potencial”, afirmou a gestora Marluce Amorim.
Para Jamily Coelho, de 13 anos, aluna do 7º ano, participar, pela primeira vez, da olimpíada e conquistar a medalha de ouro foi um momento verdadeiramente especial.
“Participar da Olimpíada Nacional de Ciências foi uma experiência incrível para mim. Fiquei emocionada ao saber que fiquei em primeiro lugar e recebi o certificado como uma das melhores participantes. Foi um momento mágico, que vou guardar para sempre. Aprendi muito durante a preparação e pude explorar minha paixão pela ciência de forma profunda”, disse a estudante Jamily Coelho.
Por Thalia Rodrigues/ Semed