Alunos do Colégio IDAAM destacam pesquisa em congresso internacional de sustentabilidade

Estudo conduzido por alunos do ensino médio, apresentado no V Congresso Internacional de Sustentabilidade (CONINTERS), já havia se classificado como o terceiro melhor projeto do país na Olimpíada Brasileira de Geografia

Foto: Divulgação

O Colégio IDAAM (Manaus), integrante da Rede Inspira de Educadores, marcou presença na 5ª edição do Congresso Internacional de Sustentabilidade (CONINTERS), evento de caráter técnico-científico promovido pelo Instituto Multiprofissional de Ensino (IME). O destaque da participação do IDAAM foi a pesquisa desenvolvida por alunos do ensino médio e endereçou um dos principais problemas urbanos da capital amazonense, a ocupação irregular e degradação ambiental da encosta dos igarapés.

O congresso, realizado de forma virtual entre os dias 02 e 05 de setembro, reuniu acadêmicos e profissionais da área de sustentabilidade para debater soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios ambientais globais. A pesquisa foi desenvolvida pelos estudantes Thaine Maia de Souza, Eduardo Cordeiro da Câmara e Erick de Melo Barbosa, sob orientação da professora Maria Lucimar da Silva.

O estudo investigou a utilização da juta como uma solução para minimizar os processos erosivos e de assoreamento que afetam os cursos d’água da cidade. Os estudantes exploraram a aplicação da juta no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propondo alternativas para a recuperação socioambiental das áreas impactadas, com foco em garantir a sustentabilidade urbana e a proteção dos recursos naturais de Manaus. A área analisada foi o igarapé do Mindu, com recorte em seu baixo curso, no entorno da escola, na Avenida Djalma Batista.

O projeto foi desenvolvido em 2021 como parte da quarta fase da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), ocasião em que foi classificado como o terceiro melhor do Brasil. A participação no CONINTERS representou a primeira vez que o IDAAM integrou um evento internacional voltado para o público acadêmico e profissionais de ensino superior.

A inscrição ao congresso foi realizada pela professora orientadora do estudo, Maria Lucimar da Silva. “Acreditando na qualidade do projeto, ajustei o material da pesquisa para um formato científico, no padrão de exigência de um evento de porte internacional. Obtivemos o aceite à submissão, com direito à publicação na revista do evento e registro DOI, tendo, portanto, validade acadêmica em qualquer universidade”, afirmou.

Sobre a Inspira Rede de Educadores

A Inspira Rede de Educadores está entre as maiores redes de educação básica privada do país, com mais de cem escolas distribuídas em mais de 17 estados e no Distrito Federal. Sob o comando de um renomado time de educadores, que somam décadas de experiência no setor, a rede busca trazer para o grupo escolas de excelência e forte reputação, mas sempre preservando os projetos pedagógicos e o legado de cada uma. Em 2023, seus alunos conquistaram 8298 medalhas olímpicas. Além disso, ao aplicar o Pisa-S (Pisa for Schools) em suas marcas para comparar o desempenho com o Pisa mundial, teve resultados similares com os dos melhores países do mundo. Todas as escolas da Inspira ficaram acima da média Brasil. No Enem, a rede conta com escolas mais bem colocadas em diversas regiões, entre elas Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, entre outras.

FSB Comunicação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.