
Um grupo de alunas da Escola Estadual José Mota, localizada em Manacapuru (AM), alcançou a fase final do programa Solve for Tomorrow Brasil com um projeto inovador de sustentabilidade: um protótipo de biofiltro para tratamento de água.
O programa de Cidadania Corporativa da Samsung, em sua 12ª edição e coordenado pelo Cenpec, tem como foco estimular alunos e professores de escolas públicas a criar soluções utilizando a abordagem STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para atender a demandas reais da sociedade.
O projeto: Arapaimativos
O projeto, intitulado “ArapaimAtivos: Um biofiltro de água com a produção de carvão ativado da ossada do pirarucu com tecnologia sustentável”, foi desenvolvido por quatro alunas do 1º ano do ensino médio.
- Objetivo principal: Beneficiar famílias da região que sofrem com a escassez de água potável nos períodos de seca.
- Impacto secundário: Abordar o problema do descarte inadequado da ossada do peixe pirarucu, que frequentemente contamina rios e aterros.
O diferencial do protótipo é o uso do carvão ativado produzido a partir da ossada do pirarucu, uma alternativa sustentável ao carvão ativado de origem vegetal.
Visão do professor e impacto social
Galileu da Silva Pires, professor e orientador da equipe, explica a escolha do material:
“É uma estrutura óssea rica em minerais que dá a possibilidade de criar o carvão. É comum na nossa região fazer o peixe na brasa, e observamos que a ossada carbonizada poderia ser transformada em carvão”.
O educador ressalta que o projeto visa contornar a escassez de água, que prejudica principalmente a população rural e afastada, afetando o transporte, a alimentação e a qualidade de vida dessas comunidades.
Helvio Kanamaru, diretor de ESG e Cidadania Corporativa da Samsung para a América Latina, destacou a importância da iniciativa.
“O projeto ArapaimAtivos gerou grande impacto na comunidade acadêmica da região de Manacapuru, ao mesmo tempo em que mostrou a sensibilidade das alunas em relação aos problemas e desafios enfrentados pela população local. Esse olhar crítico para identificar melhorias que podem ser aplicadas ao cotidiano das pessoas é uma habilidade importante”, afirma Kanamaru.
Beatriz Cortese, diretora executiva do Cenpec, complementa que o projeto demonstra como a educação pode ser um instrumento de transformação social, fortalecendo o vínculo da comunidade com a escola.
As alunas que transformaram resíduos em solução

A equipe feminina, composta pelas talentosas estudantes Lohanya Guimarães, Carla Cristina Gomes, Ursula Ferreira e Carla Bezerra, da 1ª série do Ensino Médio, que desenvolveram uma solução tecnológica transformadora. Orientadas pelo professor de Biologia Galileu Pires, elas criaram um biofiltro de água que utiliza carvão ativado produzido a partir da ossada do Pirarucu, um resíduo comum da pesca local. O objetivo é transformar esses resíduos em água potável para a comunidade.
Próximos passos e testes de campo
Atualmente, as alunas estão focadas na otimização do sistema de filtragem e nos testes práticos do protótipo.
- Resultados iniciais: Já foi possível filtrar dois litros de água no período de uma hora.
- Comunidades beneficiadas: Duas comunidades serão contempladas com o sistema de biofiltro – uma em uma escola e outra em uma residência na Zona Rural de Manacapuru – para que o grupo possa observar o comportamento do protótipo em ambiente real.
O professor Galileu Pires também enfatizou o impacto do programa Solve for Tomorrow na Escola José Mota, que conseguiu reabrir o laboratório e o setor de informática, antes desativados, mobilizando a comunidade escolar.
Votação popular
O público pode apoiar o projeto “ArapaimAtivos” e os demais finalistas por meio do Júri Popular do Solve for Tomorrow Brasil.
- Prazo de votação: Aberta até o dia 28 de novembro.
- Como votar: O voto é feito pelo site oficial do programa, sendo permitido votar quantas vezes desejar.
- Premiação: Os três projetos mais votados serão premiados na cerimônia de encerramento, que ocorrerá no dia 2 de dezembro, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal da Samsung Brasil no Youtube.
Para saber mais sobre o Solve for Tomorrow, acesse o site oficial do programa e a Samsung Newsroom Brasil. A lista completa dos finalistas está disponível clicando aqui.
Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.
A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo os universos de TVs, sinalização digital, smartphones, vestíveis, tablets, eletrodomésticos e sistemas de rede, além de memória, sistemas LSI e semicondutores. A Samsung também avança em tecnologias de imagem médica, soluções de climatização e robótica, enquanto desenvolve produtos automotivos e de áudio inovadores por meio da Harman. Com o ecossistema SmartThings, a colaboração aberta com parceiros e a integração da Inteligência Artificial em todo o portfólio, a Samsung oferece uma experiência conectada, inteligente e fluida. Além dos produtos e soluções de B2B, como a Linha Galaxy Robusta, Knox Suite e VXT. Para as notícias mais recentes da marca, acesse a Samsung Newsroom em Link.
Sobre o Cenpec
Cenpec é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que há mais de 30 anos trabalha pela promoção da equidade e qualidade na educação básica pública brasileira. Por meio de pesquisas e de tecnologias educacionais, contribui no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, na formação de profissionais de educação, na ampliação e diversificação do letramento e no fortalecimento da gestão educacional e escolar. Em parceria com redes de ensino, espaços educativos e outras instituições de caráter público e privado, atua dentro e fora das escolas públicas para diminuir as desigualdades e garantir uma educação de qualidade a todos e todas. Saiba mais: www.cenpec.org.br.











