Aluna de Boca do Acre é destaque no festival “Led Luz na Educação”

Aluna Karina Souza - Fot: Divulgação

O deputado Adjuto Afonso (União Brasil), em pronunciamento nesta quinta-feira, 27, destacou a participação da estudante Karina Souza, 17 anos, integrante do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca) e aluna da Escola Estadual Almirante Barroso, de Boca do Acre (1.026 km de Manaus), como representante do Amazonas no festival “LED Luz na Educação”. O evento aconteceu no Rio de Janeiro, nos dias 21 e 22 de junho, e reuniu diversos artistas e celebridades, destacando a importância da educação e a mobilização dos jovens.

“Quero comprimentar a escola de Boca do Acre, uma escola pública, os professores, diretores que fizeram com que a aluna Karina Souza integrasse esse programa. É, sem dúvida nenhuma, um orgulho para nós, para nossa região, para o município de Boca do Acre”, destacou o parlamentar.

Karina foi escolhida para participar do festival devido ao seu envolvimento ativo no Nuca e por ter contribuído significativamente para que Boca do Acre ganhasse prêmios na plataforma “Um milhão de Oportunidades (Umion)”, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Segundo Katrine Araújo, articuladora do Selo Unicef em Boca do Acre, Karina participou do festival nos dias 21 e 22 de junho. No dia 21, ela acompanhou o evento, e no dia 22, fez uma palestra sobre como envolver a juventude na educação. “Como nós aqui do Nuca, fazemos muitos projetos nas escolas, abordamos temas como violência, racismo, meio ambiente, gravidez na adolescência e outras temáticas,” relatou Katrine.

Em sua palestra, Karina abordou a mobilização dos adolescentes na educação, compartilhando a história, os desafios e, principalmente, a garra da comunidade. Ela destacou que Boca do Acre possui o maior Nuca do Amazonas, com 300 adolescentes, e como isso tem permitido levar temáticas importantes e conhecimento aos jovens.

Katrine também compartilhou que, ao iniciar seu trabalho com Karina, a jovem era muito retraída e pouco comunicativa. No entanto, sua participação no Nuca trouxe uma mudança significativa, em que ela superou seus traumas e se destacou ao contar sua história no festival.

“LED Luz na Educação”

A participação de Karina no festival “LED Luz na Educação” foi possível graças ao apoio da Unicef, que custeou sua viagem, e ao investimento pessoal de Katrine Araújo. “Foi um dia maravilhoso. Karina conheceu artistas, fez amizade com pessoas famosas que se encantaram com sua história. Ela retorna a Boca do Acre com uma bagagem cheia de experiências,” afirmou Katrine.

Karina já foi aprovada na faculdade este ano e, mesmo sem ter concluído o terceiro ano do ensino médio, entrou com recurso com advogado para poder assumir a vaga. “Sua história e conquistas são um exemplo de que em Boca do Acre há jovens que representam o Amazonas não apenas em danças, mas também em educação e palestras. Vamos continuar a levar Karina e nossa juventude para fora, para mostrar que nós podemos e quem somos”, concluiu Katrine.

Katrine Araújo fez questão de expressar sua gratidão ao prefeito Zeca Cruz e ao deputado Adjuto Afonso, destacando o apoio essencial que ambos ofereceram ao projeto. “Somos gratos pois representar o Amazonas é algo inexplicável. Somos gratos ao prefeito Zeca Cruz, que sempre esteve ao nosso lado, e ao deputado Adjuto Afonso, assim como ao secretário, padrinhos e colaboradores. Sem eles, não conseguiríamos,” finalizou Katrine.

O Movimento LED, pioneiro no Brasil, visa acelerar projetos educacionais, fomentar diálogos e conectar diversos atores da sociedade. Ele é estruturado em três pilares principais: uma premiação que reconhece as melhores práticas educacionais, um festival que celebra essas inovações e uma comunidade que facilita a troca de ideias e a colaboração entre seus membros.

Por Nívia Rodrigues

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.