
As festas julhinas são, sem dúvida, uma das celebrações mais esperadas do ano no Brasil. Comidas típicas irresistíveis, quadrilhas e muita alegria marcam o período. No entanto, para aqueles que buscam manter uma alimentação equilibrada ou estão de olho na saúde, essas festividades podem representar um desafio.
Felizmente, é possível se divertir nas festas julhinas sem sair da dieta. De acordo com a responsável técnica da Clínica-Escola de Nutrição da UNINORTE, Manuela Marinho, existem diversas opções de pratos típicos que podem ser adaptados para uma alimentação mais saudável, sem perder o sabor e a tradição das comemorações.
Adaptações Saborosas para os Clássicos Julhinos
O arroz doce é um dos pratos mais tradicionais das festas julhinas, mas costuma ser bastante calórico, com leite condensado e açúcar em excesso. “Podemos substituir por ingredientes mais leves. Uma opção é o uso de leite desnatado e adoçantes naturais, como stevia ou xilitol, garantindo um sabor delicioso sem comprometer a saúde. Além disso, incluir frutas traz vitaminas e fibras importantes e um toque de frescor”, salienta Manuela.
A pamonha é outro prato bastante popular nesta época. A versão saudável pode ser preparada com milho fresco e adoçada com um pouco de mel ou outro adoçante natural. Para dar um toque ainda mais nutritivo, adicione legumes como abóbora ou cenoura, criando uma versão mais colorida e rica em fibras.
“A pamonha, quando feita com milho fresco e sem o excesso de açúcar, pode ser uma ótima opção para quem quer se alimentar de forma saudável, mas sem abrir mão do sabor. Ele é rico em fibras e nutrientes essenciais”, explica a especialista.
Para substituir os tradicionais espetinhos de carne e queijo, uma ótima alternativa é o espetinho de frutas. Abacaxi, morango, uva e melancia são algumas opções deliciosas e refrescantes. E podem ser ainda mais saborosos quando grelhados levemente.
“Esse espetinho é uma escolha nutritiva e saborosa, pois, além de ser refrescante, é rico em vitaminas e antioxidantes. A combinação de frutas da estação é excelente para quem deseja manter uma alimentação saudável”, afirma Marinho.
O milho cozido ou assado é uma excelente opção. Além de ser fonte de fibras, é rico em antioxidantes e vitaminas. “Ele é um alimento versátil e cheio de nutrientes. Ao ser preparado de forma simples, sem a adição excessiva de manteiga ou sal, é uma escolha saudável e deliciosa”, complementa a nutricionista.
Outra sugestão para quem quer manter uma alimentação saudável é montar uma salada temática, com ingredientes como rúcula, alface, cenoura ralada, milho, tomate e até uma versão de feijão verde, que é um prato típico das festas julhinas em algumas regiões. Para temperar, um fio de azeite, vinagre balsâmico e ervas frescas são suficientes.
“A salada julhina é uma excelente maneira de incluir mais vegetais e leguminosas na dieta, sem perder a conexão com as tradições. O feijão verde e o milho deixam o prato saboroso e nutritivo”, ressalta a nutricionista.
Dicas Gerais para se Manter na Dieta e Conheça os Serviços da UNINORTE
As dicas para se manter na dieta durante as festas juninas são: evite muitos doces e frituras; hidrate-se; escolha porções menores; coma devagar e preste atenção nos sinais do corpo. Isso ajuda a perceber a saciedade, evitando excessos.
A responsável técnica da Clínica-Escola de Nutrição da UNINORTE ainda complementa que o segredo é o equilíbrio. “Aproveitar a festa, se divertir e, ao mesmo tempo, cuidar do corpo e da saúde. As adaptações nas receitas ajudam a manter o sabor e a tradição, mas com uma versão mais leve”.
Conheça os serviços da Clínica-Escola de Nutrição da UNINORTE
Os serviços oferecidos para a população têm um valor acessível. Eles são: avaliação, diagnóstico e laudo nutricional; orientação alimentar individualizada; acompanhamento nutricional nos ciclos normais da vida; orientação nutricional em doenças como diabetes, hipertensão, anemias, gastrite, osteoporose e outras patologias; e programa nutricional de acolhimento a pessoas com diabetes tipo 2. Os agendamentos devem ser feitos por meio do WhatsApp (92) 3212-5169 ou na própria Clínica-Escola, localizada na Av. Getúlio Vargas, 720, Centro.
Assessoria de comunicação: Daly Ruiz DRT 0001114











