Alessandra Campêlo reforça ação da DPU que pede retomada do Auxílio Emergencial

Deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) - Foto: Jimmy Christian

Favorável à prorrogação do auxílio emergencial para os amazonenses, a deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) protocolou, nesta segunda-feira (25), uma ação de habilitação de amicus curiae solicitando que o benefício seja prolongado devido à situação crítica que o Amazonas vive com a pandemia de Covid-19.  A ação foi ajuizada pela Defensoria Pública da União (DPU).

No documento, a vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) pede a prorrogação do auxílio no valor de R$ 300, por dois meses, com sucessíveis prorrogações até que se resolva a fila de espera por leitos e oxigênio em hospitais da rede pública e privada de saúde.

Alessandra solicitou, ainda, que a União prorrogue o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, que oferece medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública e da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus. Entre as medidas, está a redução proporcional de jornada de trabalho e de salário e a suspensão temporária do contrato de trabalho.

“Nesse momento, os efeitos da pandemia refletem na saúde e na economia do estado. Precisamos pensar em maneiras de salvar vidas e empregos. O isolamento social agora exerce um papel fundamental na redução de casos de Covid-19, e precisamos apresentar soluções para que os trabalhadores sobrevivam durante esse período”, disse.

O amicus curiae é uma expressão latina que significa “amigo da corte” ou “amigo do tribunal”. É a pessoa ou entidade estranha à causa, que vem auxiliar o tribunal, provocada ou voluntariamente, oferecendo esclarecimentos sobre questões essenciais ao processo.

Por Ana Luiza Santos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.