Aleam concede Medalha Ruy Araújo à advogada Giselle Falconi, primeira mulher a compor o Pleno do TRE-AM

Roberto Cidade, Giselle Falcone Medina e Dermilson Chgas - Foto: Chamel Flores

Nesta segunda-feira (18) foi de homenagem, no Plenário Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), onde a advogada Giselle Falcone Medina recebeu a Medalha Ruy Araújo, por ser a primeira mulher a compor o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A Sessão foi presidida pelo presidente da Aleam, deputado  Roberto Cidade (PV).

“Me sinto honrado em presidi a Sessão Especial de entrega da Medalha Ruy Araújo à Dra. Giselle Falcone Medina, que foi a primeira advogada a compor o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amazonas.  Ela representa as mulheres amazonenses, que a cada dia tem se destacado nos diversos setores da sociedade“, enfatizou Cidade.

Representando o deputado estadual Wilker Barreto, autor da iniciativa, o deputado estadual Dermilson Chagas destacou a importância das mulheres ocuparem espaços de poder na sociedade, a exemplo da bancada feminina no parlamento estadual. “Esse é mais um espaço ocupado por uma mulher na nossa sociedade e uma mulher que conquistou seu espaço pelos seus méritos, pelo exercício de suas atividades jurídicas, mostra que precisamos de mais mulheres, com seus olhares criteriosos. Hoje temos um número expressivo, neste parlamento, em relação ao que era no passado, e elas hoje fazem valer o papel da mulher no parlamento. Espero que a justiça impere nas suas decisões e no seu caminho!”, afirmou.

O presidente da seccional amazonense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), Marco Aurélio de Lima Choy, destacou o marco histórico da homenageada. “Ela faz história por ocupar a vaga de desembargadora eleitoral, como representante da OAB pela vaga da advocacia. Parabéns pela sua jovem carreira, que é de muitos louros e vitórias. Ganha esta Casa Legislativa que prestou a homenagem e ganha também a sociedade amazonense”, declarou.

Durante seu pronunciamento, o deputado Sinésio Campos (PT), que representou os deputados, lamentou que exista machismo na sociedade e que as mulheres ainda ocupem poucos lugares decisórios. Ele elogiou a cor da vermelha da vestimenta da homenageada, classificando como “a cor da luta e da resistência”.

O vice-presidente e corregedor eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), Jorge Manoel Lopes Lins, parabenizou a homenageada. Destacou sua atuação no trabalho com os cartórios eleitorais dos municípios mais distantes do Amazonas.

Em seu discurso Giselle Falconi se disse feliz em ser a primeira mulher a ocupar a vaga da OAB no Pleno Eleitoral, representando as mulheres em um espaço predominantemente masculino. “Esta medalha representa pra mim a luta feminina constante e incansável por um lugar ao sol. Esta casa mesmo é composta por apenas cinco mulheres deputadas estaduais, porém não podemos aceitar ideias retrógradas.

Sejamos incansáveis pela busca dos nossos espaços e que possamos romper todos os muros e grades que tem nos cercado”, aconselhou as mulheres presentes.

Assessoria de Comunicação da Aleam

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui