Alcolumbre pausa críticas e elogia ‘sensibilidade’ de Lula

O presidente do Senado afirma que o petista é responsável por levar ajudas ao Norte e ao Nordeste; base política do parlamentar é o Amapá

Depois de críticas, Alcolumbre volta a elogiar Lula publicamente - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), fez um gesto político de agradecimento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante um evento no Amapá nesta sexta-feira, 5 de dezembro. A declaração ocorreu poucos dias depois de o parlamentar ter feito críticas públicas ao presidente, sinalizando uma tentativa de aceno político.

O agradecimento de Alcolumbre aconteceu durante a inauguração do primeiro centro de radioterapia do Amapá. O senador aproveitou o momento para direcionar uma mensagem ao Palácio do Planalto.

“Os meus agradecimentos ao presidente Lula pela sensibilidade, pelo compromisso e pelo espírito público, muito especialmente com todos os brasileiros”, disse Alcolumbre. “Mas de maneira muito carinhosa com o Norte e com o Nordeste do Brasil, que vivem um abismo gigantesco do ponto de vista social e humano.”

O evento contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a quem Alcolumbre encarregou de levar a mensagem a Lula.

“Padilha, a sua presença aqui é a presença do governo federal, do Estado brasileiro, que nunca nos faltou ao povo do Amapá. A sua presença aqui é a presença do presidente da República ajudando o nosso Amapá”, reforçou o presidente do Senado.

Contexto da tensão entre Alcolumbre e Lula

O aceno de Alcolumbre ocorre em um momento de desgaste na relação entre os dois. Nesta semana, em sessão do Senado, o parlamentar havia manifestado que tem sofrido ataques e ofensas de “outros Poderes” e lembrou que seu apoio foi crucial para o governo Lula aprovar projetos importantes, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição.

As críticas de Alcolumbre se intensificaram após a escolha do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF). Nos bastidores, Alcolumbre defendia a indicação do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para o cargo.

Apesar da expectativa de que Lula e Alcolumbre se encontrariam para tentar reconstruir o diálogo, a conversa entre os dois ainda não aconteceu. O agradecimento público de Alcolumbre é visto, portanto, como uma sinalização política em meio à crise.

Fonte: https://revistaoeste.com/politica/alcolumbre-pausa-criticas-e-elogia-sensibilidade-de-lula/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.