
Agricultores familiares e indígenas do município de Autazes (distante 113 quilômetros de Manaus) receberam capacitações técnicas do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) nos dias 5 e 6 de outubro. As atividades contemplaram 23 trabalhadores das comunidades Cajuçara e Aldeia do Cuia, com foco em métodos de poda de frutíferas e boas práticas no cultivo de hortaliças.
A responsável pelo Posto Avançado (PA) Idam/Monte Sinai, Rosiele dos Santos Vasconcelos, destacou o objetivo dos treinamentos:
“Nosso objetivo foi dar continuidade às capacitações técnicas desenvolvidas pelo Idam em parceria com as comunidades, fortalecendo o conhecimento dos agricultores sobre o manejo e condução de seus cultivos.”
As programações foram ministradas pelo engenheiro agrônomo do Idam, Selmo Andrade.
Atividades na Aldeia do Cuia
Na quinta-feira (06/10), a equipe do Idam se deslocou à Aldeia do Cuia. Com o apoio da Associação dos Moradores da Terra Indígena Lago do Cuia, foi ministrada uma palestra para 10 participantes, focada nas culturas de:
- Coentro
- Cebolinha
- Cará roxo
Segundo Rosiele, a palestra teve como objetivo incentivar a produção de hortaliças na aldeia, promovendo a diversificação das atividades agrícolas e o aproveitamento sustentável dos recursos locais.
Treinamento na Comunidade Cajuçara
Na quarta-feira (05/10), as atividades foram realizadas na comunidade Cajuçara, em parceria com a Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar do Jatuá (COOPAFJA), contando com a participação de 13 agricultores.
A programação consistiu em uma palestra seguida de uma Demonstração de Métodos (DM) sobre poda de frutíferas.
“A atividade integra uma sequência de ações práticas e educativas realizadas na comunidade. No local, realizamos um curso de fruticultura, outro de produção de mudas e, agora, uma palestra seguida pela DM de poda, visando melhorar a produtividade e sanidade das plantas”, detalhou Rosiele.











