
A Afya, maior hub de educação médica do país, participa de sábado (6) a segunda-feira (8) do X Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, evento que será realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. Durante o congresso, serão apresentados os cursos e parte do trabalho desenvolvido pela instituição, que está presente no Amazonas com unidades de graduação em Manacapuru e Itacoatiara, e pós-graduação em Manaus.
Com o tema central “Do Norte ao Nordeste: Regionalização e a gestão municipal diante dos desafios climáticos e de acesso à saúde”, o congresso contará com a participação de especialistas nacionais em diferentes salas temáticas. Os debates serão direcionados a agendas globais voltadas às mudanças climáticas e seus impactos na saúde, além de pautas importantes frente aos desafios enfrentados no dia a dia pela gestão em todos os níveis de atenção à saúde.
A diretora geral da Afya Educação Médica Manaus, Suelen Falcão, ressalta a importância da participação da instituição e dos alunos nesse tipo de debate. “A questão climática e o impacto que ela gera na saúde das pessoas é um tema pertinente para o momento atual. Nossos alunos, sejam eles estudantes da pós-graduação ou da graduação, precisam cada vez mais estar inseridos nessas discussões, porque fatalmente as demandas serão cada vez mais crescentes no sistema de saúde”, afirmou.
Segundo a diretora da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Manacapuru, Karen Ribeiro, o evento é também uma oportunidade de conhecer boas práticas aplicadas pelas secretarias de saúde do país. A programação do congresso inclui discussões sobre temas como saúde digital, saúde indígena, educação permanente no SUS, vigilância em saúde, entre outros.
A diretora da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itacoatiara, Soraia Tatikawa, acrescenta que, além dos debates, esse é um momento importante para apresentar para a comunidade médica e de saúde em geral o trabalho que a Afya vem desenvolvendo no Amazonas. A instituição atua na formação de novos profissionais, o que é de extrema importância, considerando o déficit de médicos na região.
Três Comunicação e Marketing











