Aeroportos do Amazonas decolam rumo ao futuro com tecnologia e sustentabilidade

Período foi marcado por modernização de aeroportos, impulsionando o turismo regional e a economia local

Foto: Divulgação

Modernização de terminais, ampliação de rotas, expansão comercial e foco em ações socioambientais marcam os primeiros quatro anos de atuação da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, integrante da rede VINCI Airports, no Amazonas. Nesse período, a empresa consolidou o maior pacote de investimentos em infraestrutura aeroportuária já realizado na região, com obras de infraestrutura, aquisição de novas tecnologias, melhorias operacionais e práticas sustentáveis, impactando positivamente a experiência de milhares de passageiros.

Nos aeroportos de Manaus, Tabatinga e Tefé, os investimentos contribuíram para a ampliação da conexão aérea da Amazônia, ajudando a transformar a região em um importante hub de integração aérea regional, com operações mais seguras, eficientes e sustentáveis.

O Manaus Airport, por exemplo, registrou alta de 17% na movimentação de passageiros, comparando o período de janeiro a setembro de 2025 com o mesmo período do ano passado. As operações de pousos e decolagens também cresceram. Foram 23,4 mil voos, alta de 6,8%. Entre os principais fatores para o crescimento estão a expansão da malha aérea com voos nacionais e internacionais, com a inserção dos voos para Bogotá e Lisboa, as viagens diárias para a Cidade do Panamá e o voo sazonal para Miami.

Em paralelo a esse crescimento, o aeroporto vive uma revolução comercial. Um novo mix de marcas nacionais e internacionais está transformando o terminal, com opções de lojas com marcas internacionais, nacionais e regionais.

O Terminal de Cargas, terceiro maior do País, segue registrando avanços. Somente no ano passado, foram cerca de 140 mil toneladas de produtos movimentadas para vários segmentos da economia, incluindo importações e exportações. Um dos destaques do setor nesse período, foi a redução de 10% no tempo médio de liberação de cargas, que deixam o terminal em até 48 horas após sua chegada, feito possível com a adoção de novos equipamentos, procedimentos e medidas de segurança.

Um novo olhar socioambiental

Todo esse crescimento vem sendo acompanhado de uma atuação comprometida com iniciativas que geram impacto socioambiental positivo, um dos pilares da empresa.

Em Manaus, o programa inovador de reaproveitamento de água da chuva para o sistema de refrigeração conquistou a premiação internacional Green Airport, em 2024. A tecnologia utilizada no sistema também resultou no 31º Prêmio Destaques do Ano SMACNA, em outubro deste ano. Também em 2025, o aeroporto foi reconhecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) como o mais sustentável do Brasil em sua categoria.

A Concessionária também adotou iniciativas sociais e culturais importantes na região. As cidades de Tefé e Tabatinga foram as primeiras beneficiadas com laboratórios de leitura, estruturados pela CEC Brasil, apoiado pela concessionária. O projeto, que contempla ainda uma unidade em Cruzeiro do Sul (AC), envolve um investimento total de R$ 1,2 milhão, via Lei de Incentivo à Cultura, e está beneficiando mais de 3 mil alunos e professores.

Em Manaus, a concessionária apoiou ações do Instituto Esporte e Educação (IEE), por meio da Lei do Esporte, com a capacitação anual de professores de educação física, beneficiando indiretamente cerca de 2 mil crianças e jovens da rede pública. No Projeto Trilhando Sonhos, com apoio via Fundo da Criança, o Instituto Renovar está capacitando adolescentes em situação de vulnerabilidade, oferecendo qualificação profissional e suporte emocional.

Em Tabatinga, o projeto Évare chegou à sua segunda edição em 2025, oferecendo cursos gratuitos de informática para jovens indígenas do povo Tikuna, em um laboratório instalado no aeroporto. Criada em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a iniciativa promove a inclusão digital e valorização da cultura tradicional e está beneficiando 40 jovens indígenas.

O CEO da VINCI Airports Brasil, Julio Ribas, destaca: “O impacto das nossas ações vai além das obras e aumento das operações aéreas. Agimos para fomentar o turismo, a economia, promover a cultura e conectar pessoas nessa região tão encantadora. Fazemos isso sempre comprometidos em transformar a experiência de quem utiliza os aeroportos e a vida de pessoas nos lugares onde atuamos”.

Sobre a VINCI Airports

Principal operadora privada de aeroportos do mundo, a VINCI Airports opera mais de 70 aeroportos em 13 países. Graças à sua experiência como integrador global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constroi e administra aeroportos, fornecendo sua capacidade de investimento e seu know-how na otimização do desempenho operacional, modernização de infraestruturas e gerenciamento de suas operações e transição ambiental. A VINCI Airports é a primeira operadora aeroportuária a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional global em 2016, para atingir a meta de emissão líquida zero em toda a sua rede até 2050.

Três Comunicação e Marketing

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.