Adson Braga e Julia Gonçalves brilham na natação no sexto dia dos JEAs 2025

Até o momento, nove das 20 modalidades esportivas do JEAs encerraram suas atividades; e a rede estadual já conta com 320 medalhas conquistadas

Julia Gonçalves - Foto: Eduardo Cavalcante / Seduc

O sexto dia de competições dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), nesta terça-feira (22/07), foi marcado por medalhas, encerramentos e inícios de disputas em diversas modalidades, como ginástica rítmica, futsal, natação, vôlei de praia, futebol de campo, basquete e handebol. Os JEAs seguem até domingo (27/07), com a participação de mais de 5,4 mil atletas.

A natação, que começou na terça e vai até quinta-feira (24/07), já premiou seus primeiros atletas. Entre eles, Adson Braga, aluno da Escola Estadual (EE) Dorval Porto, na zona sul de Manaus, conquistou duas medalhas de ouro nos 50 e 100 metros livres na categoria Pessoa com Deficiência (PCD).

Adson, que também tem experiência no atletismo e participou de duas edições das Paralimpíadas Escolares (onde ganhou dois bronzes), expressou sua satisfação: “Eu gosto de praticar esporte. Seja atletismo ou natação, estou lá. Natação eu comecei a praticar no ano passado, e estou feliz com meu resultado. Foi uma prova desafiadora, eu larguei mal, meus óculos de natação me incomodaram, teve um momento que não enxerguei nada. Mas mantive a calma e finalizei a prova”, destacou.

Outro nome em evidência na natação foi Julia Sofia Gonçalves, de 15 anos, aluna da EE Antônio Maurity Monteiro Coelho, na zona leste de Manaus. Participando de sua quarta edição dos JEAs, Julia garantiu a medalha de ouro nos 50 metros peito. Sua conquista não surpreende, já que ela é a atual campeã brasileira dos 100 metros peito dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, resultado alcançado após seu desempenho no JEAs do ano passado.

“Eu já estou na natação há cinco anos, e sempre viajei muito por conta dos meus resultados. Já fui a Fortaleza, Recife, Boa Vista, Uberlândia e Macapá. É um prazer conhecer novos lugares fazendo o que eu amo. Estou muito feliz com meu resultado”, celebrou Julia.

Quadro de medalhas e próximas disputas

Até o último boletim, divulgado na noite de segunda-feira (21/07), a rede estadual já havia conquistado 320 medalhas nos JEAs, sendo 133 de ouro, 107 de prata e 80 de bronze. As modalidades já encerradas nesta edição são: atletismo, tênis de mesa, badminton, xadrez, ciclismo, taekwondo, vôlei de praia, ginástica artística e ginástica rítmica.

Nesta quarta-feira (23/07), as emoções continuam com as disputas de futsal, handebol, voleibol, natação, futebol de campo e basquete. A 46ª edição dos JEAs reúne mais de 5,4 mil atletas de 42 municípios amazonenses, com 20 modalidades em disputa até o próximo dia 27 de julho.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.