Adolescentes participam de ações no combate às drogas

Foto: Divulgação

Em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, comemorado nesta quarta-feira (26), o Centro de Ensino Literatus tem realizado ações educativas para os adolescentes que fazem parte do programa de aprendizagem. A iniciativa acontece em parceria com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

A escolha desse público se dá em função do crescente consumo de drogas entre os jovens. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que cerca de 63,3% dos estudantes de escolas públicas e particulares entre 13 e 17 anos já experimentaram bebida alcoólica, sendo mais de um terço deles antes dos 14 anos.

Além disso, cerca de 13% dos escolares já haviam experimentado algum tipo de droga ilícita. Por isso, ações educativas nas escolas são essenciais para ajudar a diminuir esses números.

“Nesta semana, os alunos tiveram a oportunidade de participar de palestras e conhecerem os efeitos que as drogas podem causar no ambiente escolar, familiar e pessoal na vida deles”, destacou a presidente do Grupo Literatus, Elaine Saldanha.

Ela aponta que esse diálogo com os jovens é fundamental e recorrente para que eles se sintam seguros e acolhidos para se abrirem sobre assuntos como estes e consigam fazer boas escolhas, visando o seu futuro profissional.

“Nosso objetivo é que eles se tornem adultos responsáveis, éticos, proativos, tenham espírito empreendedor e comunitário”, apontou Elaine.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.