
O deputado Adjuto Afonso (União Brasil) comemorou os dados positivos da economia do Amazonas nos primeiros quatro meses do ano. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (03/06) pelo Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam).
Os dados, que constam da nota técnica nº 40, abrangem os setores da indústria, comércio e serviços, e apresentam incrementos nos indicadores de desempenho da produção industrial, geração de empregos, faturamento, importações e confiança na indústria.
Na geração de empregos, com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), houve abertura de novos postos formais até o mês de abril com 562 mil vagas abertas. O destaque foi a Indústria de Transformação, com acréscimo de 1.135 vínculos.
Os números das importações, atualizados até abril, registraram valor total de US$ 1,37 bilhão, sendo 15% superior a março e 8,7% superior a abril de 2024.
Para Adjuto Afonso, os números positivos evidenciam a força dos setores produtivos do Amazonas. Ele destaca que, muito além do Polo Industrial de Manaus, os segmentos comercial e de serviços e o extrativismo, ganham destaque na Nota do CIEAM, o que abre grandes possibilidades de geração de empregos e renda.
“Mais uma vez, o CIEAM aponta que podemos confiar na nossa economia. O comércio do Amazonas registrou forte incremento, impulsionado pelos repetidos ganhos de empregabilidade no PIM. Além da indústria extrativista, que registrou aumento de 9% no índice de produção. Tudo isso abre grandes possibilidades para os homens e mulheres do nosso interior e comprova a saúde da economia do nosso estado”, avalia o deputado.
Assessoria de Comunicação: Lucas Raposo