
A Eletrobras anunciou sua transformação e passa a adotar um novo nome: AXIA Energia. A mudança simboliza a evolução da companhia, que se reposiciona para atuar com maior agilidade, inovação e foco no cliente em um setor de energia em rápida transição tecnológica e regulatória.
A AXIA Energia surge como a maior empresa de energia renovável do Hemisfério Sul, mantendo um papel estratégico no país:
- 17% da capacidade de geração nacional.
- 37% do total de linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN).
- Capacidade instalada 100% renovável, com 81 usinas (47 hídricas, 33 eólicas e 1 solar).
Uma nova visão de negócio
O nome AXIA (que remete a energia, conexão, história e negócio) traduz o foco da companhia em ir além da simples geração de commodity. A nova empresa busca oferecer ao mercado e a seus clientes soluções completas de energia que catalisem resultados e atendam às suas necessidades de negócio.
A ambição de crescimento da AXIA Energia é clara, visando a expansão inorgânica por meio da participação em leilões setoriais, enquanto mantém a resiliência de seus ativos. Nos últimos anos, a empresa já triplicou o valor de seus investimentos.
Liderança e propósito
Ivan Monteiro, presidente da AXIA Energia, define a nova identidade como um reflexo da preparação da empresa para o futuro:
“AXIA Energia representa nossa visão de futuro: uma empresa preparada para os desafios de um mundo em transição, com foco em inovação, performance sustentável e excelência. Não entregamos apenas megawatts, entregamos energia com propósito. Isso passa por disciplina, inteligência na alocação de capital e excelência organizacional.”
Leandra Peres, diretora de Comunicação da AXIA Energia, explica que a nova marca é um motor para a transição em um mercado que se tornou competitivo:
“AXIA é a expressão de uma transformação profunda. Pela primeira vez, essa companhia atuará em um mercado competitivo, onde será necessário conquistar e manter clientes. Acreditamos que a marca ajuda a acelerar essa transição. É também uma forma de honrar o nosso legado e a história única que nos coloca hoje como a maior empresa de energia renovável do Hemisfério Sul.”
O processo de construção da marca AXIA durou cerca de um ano e envolveu pesquisas de opinião e alinhamento com os objetivos de longo prazo da companhia. A nova identidade será incorporada gradualmente em todos os canais e ativos da empresa em todas as regiões do país.
Assessoria de comunicação da AXIA Energia