Ação leva exames laboratoriais até idosos acolhidos na Fundação Dr. Thomas

Coleta de exames na Fundação Dr. Thomas reforça equidade e acesso universal à saúde - Foto: Divulgação/Semsa

A Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), começou nesta segunda-feira, 14 de julho, uma ação para coletar material para exames de análises clínicas. O atendimento é exclusivo para os idosos que vivem na Fundação Dr. Thomas (FDT).

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, acompanhou a iniciativa e ressaltou como ela facilita o acesso aos exames laboratoriais. Isso é fundamental para a saúde dos 156 idosos que moram na fundação, no programa de longa permanência.

“Todo mês de julho, os moradores da fundação fazem seus exames de rotina, e o acompanhamento laboratorial é essencial. Para dar mais conforto e otimizar esse processo para todos os idosos, decidimos organizar uma ação em que a equipe de técnicos do laboratório vem até a Fundação Dr. Thomas para fazer a coleta do material biológico”, explicou Shádia Fraxe.

A secretária destacou que a ação segue os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), reforçando o acesso universal e a equidade no atendimento. O objetivo é adaptar as estratégias para atender as necessidades de cada pessoa, garantindo mais resolutividade às demandas específicas.

“Muitos idosos na fundação têm dificuldade de locomoção. Por isso, a ação foi planejada para oferecer mais comodidade e conforto, além de agilizar os resultados dos exames solicitados pelos médicos. Nosso objetivo agora é que essa ação seja realizada anualmente para o acompanhamento da saúde dos idosos”, informou Shádia Fraxe.

Segundo Eduardo Lucas da Silva, diretor-presidente da FDT, a instituição acolhe idosos em vulnerabilidade social, sem vínculos familiares ou sociais. Eles estão sendo diretamente beneficiados por essa parceria com a Semsa, que facilita o acesso aos serviços laboratoriais.

“Com essa parceria, não precisamos levar o idoso da fundação até um laboratório. Estamos recebendo a equipe da Semsa aqui na nossa casa, com os técnicos indo até o leito do idoso acamado para fazer a coleta. Eles levam o material para o laboratório e nós temos acesso ao resultado pelo sistema, aqui mesmo. No fim, todos os envolvidos são beneficiados”, afirmou o diretor.

A ação, executada pelo Distrito de Saúde (Disa) Sul, continuará até quarta-feira, 16 de julho, com o apoio da equipe do Laboratório Distrital Sul.

Por Eurivânia Galúcio/Semsa

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.