
A Academia Amazonense de Letras (AAL), sediada em Manaus, promove no dia 31 de janeiro o lançamento de três obras literárias que unem biografia, cultura lusitana e ambiente educacional. O evento acontece às 10h, no salão do Pensamento Amazônico Álvaro Maia, localizado na Rua Ramos Ferreira, nº 1.009, no Centro. O encontro é aberto ao público e contará com a distribuição gratuita das obras autografadas pelos autores presentes.
As publicações são frutos de emendas parlamentares da deputada Alessandra Campelo e do ex-deputado Serafim Corrêa. A iniciativa conta com o apoio estratégico do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e da Prefeitura de Manaus, via Manauscult.
O resgate histórico e cultural por Abrahim Baze
O acadêmico e atual presidente da AAL, Abrahim Baze, apresenta dois títulos que visam contribuir com um vasto conhecimento sobre a sociedade amazonense. Em “História de um Jornalista na Amazônia”, o autor promove uma viagem no tempo por meio do resgate de grandes acontecimentos e biografias de personalidades marcantes, utilizando um rico acervo de registros fotográficos históricos.
Já na segunda obra, intitulada “Luso Sporting Club Sociedade Portuguesa no Amazonas 1912-1917”, Baze explora a influência da cultura lusitana na região.
O livro detalha aspectos fundamentais como:
- A enorme contribuição da sociedade portuguesa para o desenvolvimento cultural do estado.
- O impacto positivo da presença lusitana através do esporte e da música.
- A preservação da memória de instituições que moldaram a sociedade local no início do século XX.
A dinâmica da formação acadêmica por Marilene Corrêa
A acadêmica Marilene Corrêa, reconhecida por sua trajetória na educação e vigorosa participação política dentro e fora das universidades, lança o livro “Dinâmica da Formação Acadêmica Ethos, Habitus e Profissionalização”. A obra oferece ao leitor um retrato atualizado do cenário educacional e propõe uma reflexão profunda sobre o comportamento do aluno no ambiente de ensino superior.
O texto aborda a busca incessante pela qualidade do ensino e a entrega de profissionais éticos à sociedade. A produção bibliográfica foca em pilares como a busca pela verdade, o rigor da ética na pesquisa científica e o respeito à diversidade de ideias.
Acesso ao acervo e consulta local
Além da distribuição gratuita no dia do evento, os títulos lançados passarão a integrar o patrimônio literário da cidade. Eles estarão disponíveis para consulta local no Memorial e Biblioteca Genesino Braga, que funciona na própria sede da Academia Amazonense de Letras.
O horário de atendimento para pesquisadores e interessados em ler as obras é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.
ASCOM: Leidy Amaral











