“ABA Sem Fronteiras” leva atendimento e informação sobre TEA a Manacapuru

1ª edição do projeto ABA Sem Fronteiras em Caicó, no Rio Grande do Norte - Foto: Divulgação

De 16 a 19 de agosto, o município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) recebe o evento “ABA Sem Fronteiras”, uma iniciativa do Instituto Spectra, uma ONG que promove inclusão e igualdade. A organização apoia pessoas com autismo por meio de projetos sociais, pesquisas e educação. O evento oferecerá, gratuitamente para toda a comunidade, palestras, sessões de orientação jurídica sobre os direitos de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e atendimentos individualizados. A programação, que acontecerá no CRAS Terra Preta, também contará com treinamentos teóricos em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para professores, cuidadores e profissionais da rede pública.

O evento tem o propósito de levar informação, capacitação e orientação a famílias e profissionais que atuam com crianças autistas em regiões de difícil acesso, especialmente onde não há cobertura de planos de saúde. Com o apoio do Grupo Conduzir, Instituto IAIDAM, Prefeitura de Manacapuru, secretarias do município e do projeto Pais de Autistas, a expectativa da organização é reunir cerca de 400 pessoas na cidade.

A iniciativa se torna ainda mais relevante diante da realidade do atendimento a pessoas com TEA no estado. Segundo dados do IBGE de 2022, menos de 3% dos municípios da região Norte possuem políticas públicas específicas voltadas à população autista. No Amazonas, o quadro é ainda mais desafiador devido à dificuldade de interiorização de serviços, à baixa oferta de profissionais qualificados e à distância entre os centros urbanos.

Programação “ABA Sem Fronteiras”

A programação do “ABA Sem Fronteiras” começa no sábado, dia 16, com uma palestra aberta sobre a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e os direitos das crianças com TEA. A partir do domingo, acontecem atividades práticas como treinamentos teóricos em ABA, atendimentos individualizados e sessões de orientação jurídica. As vagas são gratuitas e as inscrições devem ser feitas por meio de formulário online.

    • Data: 16 a 19 de agosto de 2025
    • Local: CRAS Terra Preta
    • Endereço: Rua Fausto Afonso, 332 – Terra Preta, Manacapuru (AM)
    • Atividades gratuitas – vagas limitadas mediante inscrição prévia

Programação dia 16 de agosto (sábado)

    • Inscrição através do link
    • 08h – Abertura
    • 08h30 – Palestra: Análise do Comportamento Aplicada (ABA)
    • 09h30 – Espaço para dúvidas sobre ABA
    • 10h20 – Palestra: Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Violência e Rede de Proteção
    • 11h20 – Espaço para dúvidas sobre direitos e proteção
    • 12h – Encerramento

Programação dias 17, 18 e 19 de agosto

Sobre o Instituto Spectra

O Instituto Spectra é uma organização sem fins lucrativos dedicada à inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), atuando com projetos sociais, formação de redes de apoio, capacitação profissional e promoção de direitos. Com foco em regiões de difícil acesso, a organização conecta famílias, profissionais e políticas públicas para fortalecer o cuidado e a cidadania de pessoas autistas.

Criado com o apoio do Grupo Conduzir — referência nacional em Terapia ABA, com atuação em diversas cidades brasileiras —, o Spectra nasceu com a missão de ampliar o alcance social do conhecimento sobre autismo, especialmente fora dos grandes centros urbanos, onde o acesso à informação e ao atendimento é mais limitado.

Doron Estúdio de Conteúdo

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.