Papa Leão XIV pede que a dignidade do povo venezuelano venha antes da política

Papa Leão XIV lê mensagem no Angelus ao comentar a situação na Venezuela e pedir o fim da violência - Foto: Vatican News/Divulgação

Neste domingo (4/01) o Vaticano se tornou o centro das atenções diplomáticas mundiais. Durante a tradicional oração do Angelus na Praça de São Pedro o papa Leão XIV quebrou o silêncio sobre a intervenção militar que resultou na captura do ditador Nicolás Maduro. O pontífice apelou para que a soberania nacional seja respeitada e que o bem-estar da população prevaleça sobre os interesses políticos em jogo.

A mensagem do líder da Igreja Católica surge em um momento de extrema tensão internacional. A operação conduzida pelas forças armadas dos Estados Unidos no sábado (3/01) retirou o líder venezuelano de sua residência oficial em Caracas e o levou para solo norte-americano. Agora o mundo observa atentamente como essa mudança de poder afetará a estabilidade da América do Sul e o destino de milhões de cidadãos que sofrem com a crise econômica.

O posicionamento da Santa Sé diante da intervenção militar

O papa Leão XIV manifestou que acompanha os desdobramentos com profunda preocupação. Ele defendeu que a superação da violência deve ocorrer por meio de caminhos que levem à justiça e à paz duradoura. Para o pontífice de nacionalidade estadunidense é fundamental garantir que o Estado de Direito previsto na Constituição venezuelana seja assegurado protegendo os direitos humanos e civis de toda a população.

“O bem-estar do querido povo venezuelano deve prevalecer sobre qualquer outra consideração e levar à superação da violência e ao compromisso com os caminhos da Justiça e da paz, garantindo a soberania do país”, declarou o Papa durante seu pronunciamento em Roma.

O papa Leão XIV encerrou seu apelo pedindo orações pela concórdia e estabilidade. Ele citou a necessidade de atenção especial aos mais pobres que são os mais atingidos pela escassez de recursos e pela desordem institucional. O pontífice confiou o futuro da nação à intercessão de Nossa Senhora de Coromoto e do beato São José Gregório Hernández reforçando a importância de um futuro marcado pela colaboração mútua entre as nações.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.