
A Tucum celebra em 2025 seus 12 anos de trajetória dedicados à valorização da arte, dos saberes e das culturas dos povos indígenas. Desde sua fundação, a plataforma se consolidou como o primeiro marketplace indígena do Brasil, destacando-se pela curadoria cultural, pelo estabelecimento de relações de longo prazo com as comunidades e pelo impacto socioambiental positivo.
A iniciativa nasceu com o propósito de criar um negócio capaz de aproximar pessoas e culturas, compartilhando os conhecimentos que vêm da floresta e reconhecendo a arte indígena como tecnologia de vida, memória e resistência.
Apoio estratégico da Amaz Aceleradora de Impacto
A Tucum faz parte do portfólio da Amaz Aceleradora de Impacto, iniciativa coordenada pelo Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia) que fomenta startups com impacto socioambiental na Amazônia.
A marca ingressou no programa de aceleração em 2019, ainda em fase de organização, e desde então vem ampliando sua estrutura, processos e capacidade de impacto. Além do aporte financeiro, a Tucum recebeu mentoria customizada e segue sendo acompanhada em sua consolidação como uma microempresa B2C (negócio de pequeno porte que comercializa diretamente para o consumidor final).
Gabriela Souza, líder de Novos Negócios do Idesam e de operações da Amaz, explica a metodologia de suporte:
“O apoio da Amaz é definido conforme as necessidades do negócio. O trabalho com a Tucum reflete o quanto devemos adaptar nossa jornada e gestão de portfólio ao estágio em que o negócio se encontra, gerando valor estratégico, viabilizando conexões e acesso a mercado, conforme a sua capacidade, em constante expansão”.
A jornada de 12 anos e o impacto nas comunidades

A trajetória da Tucum teve início em 2013, a partir da vivência da fundadora, Amanda Santana, com os povos Kayapó e Krahô. Essa experiência transformou sua visão sobre arte, território e ancestralidade, culminando na criação do negócio.
Atualmente, a Tucum atua em parceria com centenas de comunidades indígenas em todas as regiões do Brasil, mobilizando mais de 2.500 artesãs e artesãos. Eles encontram na plataforma um canal direto de comercialização, que promove autonomia e geração de renda. Na Amazônia, a atuação da Tucum abrange nove estados, 56 territórios e quatro unidades de conservação.
Este avanço acontece em um contexto desafiador para mensurar o impacto socioambiental na Amazônia. No entanto, o portfólio da Amaz aceleradora já demonstra resultados expressivos, com área total de influência estimada em 6,4 milhões de hectares e mais de 1.959 famílias impactadas. O portfólio da aceleradora conta com 16 negócios que atuam em áreas como turismo, cosméticos, moda, arte, produtos alimentícios, agricultura e logística.
Arte e ativismo caminham juntos

O artista Washamani Mehinako, da aldeia Kaupuna no território do Alto Xingu, é um dos parceiros da Tucum. Sua inspiração vem da natureza e das tradições culturais de seu povo. Ele aprendeu com seu tio, Anapuatã Mehinako, a fazer peças inspiradas em animais, simbolizando a profunda conexão espiritual e cultural do povo Mehinako com a natureza.
Washamani também cria máscaras que representam o espírito da ararinha, guardiã dos rios e peixes. Suas telas são influenciadas pelas pinturas corporais, utilizando grafismos, escamas e olhos de peixes, símbolos profundamente enraizados nas tradições Mehinako, especialmente em festas e rituais.
“Desde que conheci a Amanda, ela abraçou o meu trabalho e colocou minhas pinturas na loja. A Tucum me ajuda não só com as vendas, mas com divulgação, fazendo meu nome chegar mais longe. Ela abraça artes de muitos povos do Brasil, e eu estou no meio dessa rede. Espero que a parceria siga forte, para que minhas obras continuem viajando e chegando a mais pessoas”, declarou o artista.
Ao longo desses 12 anos, as coleções, exposições, experiências e processos de formação desenvolvidos pela empresa convidam a repensar o consumo, a estética e a própria ideia de desenvolvimento. A Tucum coloca os povos indígenas como protagonistas na construção de futuros mais diversos, plurais e possíveis. A marca possui o selo Origens e abriu sua primeira loja física no Rio de Janeiro em 2024.
“Há 12 anos, a Tucum celebra diariamente a Amazônia, valorizando e honrando os povos que mantêm nossa grande floresta de pé. Em um momento em que as mudanças climáticas se tornam cada vez mais urgentes, reconhecer, ouvir e caminhar ao lado dos guardiões da floresta é essencial para mitigar seus impactos. Essa é a missão da Tucum, pois entendemos a importância de nos tornarmos aliados das causas indígenas nos dias de hoje”, afirmou a fundadora.
Assessoria de comunicação: Daniela Lopes











