
A cidade de Manaus acaba de sediar a 5ª edição da gincana municipal Acelera Brasil, iniciativa que mobilizou 7 escolas municipais e cerca de 139 estudantes do 3º e 4º ano do ensino fundamental.
Organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a gincana tem como objetivo reconhecer e premiar os estudantes participantes do programa de mesmo nome. A Semed e o Instituto são parceiros há dez anos na implementação de projetos educacionais de alfabetização e melhoria da aprendizagem.
O evento contou ainda com a participação de colaboradores do Itaú, parceiro financiador do Instituto Ayrton Senna há quase 30 anos.
O programa Acelera Brasil e o enfrentamento à distorção idade-série
A gincana é um momento de celebração para a comunidade escolar e evidencia os avanços da capital no enfrentamento da distorção idade-série na rede pública. O programa Acelera Brasil atende estudantes que tiveram atrasos significativos em sua trajetória escolar.
A proposta do programa é recuperar conteúdos essenciais e permitir que esses alunos avancem até três anos em um ano escolar, de forma a corresponder à sua idade. O foco é também fortalecer a autoestima, a autonomia e o vínculo com a escola.
Os alunos que se destacaram nas competições internas de cada secretaria regional foram reunidos na gincana municipal. Eles puderam apresentar o que consolidaram ao longo do ano em provas de:
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- História, Geografia e Ciências;
- Leitura fluente;
- Desafios por meio de jogos pedagógicos que estimulam raciocínio, oralidade e habilidades socioemocionais.
“Os estudantes mostram o que aprenderam e reforçam a confiança construída no processo de aceleração. Ao lado do desempenho acadêmico, aparecem competências como trabalho em equipe, cooperação e resiliência, dimensões importantes para a permanência e o progresso escolar”, afirma Mariana Vitarelli, gerente de canais do Instituto Ayrton Senna.
Celebração e transformação
Ao participar do Acelera Brasil, os alunos recompõem as aprendizagens de até dois anos escolares, garantindo melhores condições para seguir em sua trajetória. O programa também resgata a autoestima e fortalece competências socioemocionais relevantes para diversas conquistas ao longo da vida.
“A Gincana é um momento de celebração depois de um ano de intenso trabalho de toda a comunidade: professores, tutores, estudantes. É um momento festivo, de aprendizagem. Quando damos oportunidade para o desenvolvimento dessas crianças, acreditamos que elas podem transformar seu local, sua comunidade e seu município”, afirma Júnior Mar, Secretário da Educação de Manaus (AM).
O programa Acelera Brasil é uma das soluções educacionais do Instituto Ayrton Senna e é implementado tanto no âmbito pedagógico quanto no de gestão, sendo incorporado às estratégias de política educacional das redes de ensino. Por isso, também promove a qualificação continuada dos profissionais que atuam diretamente com os estudantes, oferecendo o apoio necessário à implementação.
Parceria de quase 30 anos com o Itaú
O Itaú é parceiro do Instituto Ayrton Senna desde 1996, somando quase três décadas de apoio à causa da educação pública de qualidade no Brasil. A presença de representantes do banco em Manaus para acompanhar a gincana reforça o compromisso da parceria em conhecer de perto o impacto real dos programas.
“O Itaú acredita que seu papel na sociedade vai além da atividade bancária, atuando também como um agente mobilizador para o fortalecimento da sociedade civil e da agenda pública, apoiando iniciativas que promovem direitos e ampliam oportunidades. Ao atuarmos junto ao Instituto Ayrton Senna, reafirmamos nosso compromisso com causas estruturantes para o desenvolvimento do Brasil, com foco na construção de um país mais justo, inclusivo e preparado para o futuro”, afirma Flávia Cristina Virgílio, gestora de Cartões do Itaú Unibanco.
Sobre o Instituto Ayrton Senna
Fruto do sonho de Ayrton Senna em transformar o Brasil, o Instituto Ayrton Senna é um centro de inovação em educação dedicado a acelerar a qualidade da educação pública no país. Com abordagens inovadoras e know-how de ponta, o Instituto tem um papel fundamental na evolução das políticas públicas educacionais.
Desde sua criação, o Instituto já realizou mais de 39 milhões de atendimentos a crianças e jovens e 799 mil atendimentos a educadores, fortalecendo a educação pública de qualidade em milhares de municípios. A organização esteve presente em mais de 3,2 mil cidades, de todas as Unidades da Federação, transformando vidas por meio da educação.











