
A Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, que integra a rede VINCI Airports, foi a grande vencedora da região Norte no Prêmio Latino-Americano de Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá 2025. A empresa conquistou o reconhecimento de melhor Case Regional do Ano (Norte 2025) com o projeto social “Évare: inclusão digital e valorização cultural no Aeroporto de Tabatinga”.
O Troféu Jatobá é um dos prêmios mais importantes do país e reconhece projetos e profissionais de comunicação e relações públicas por suas ações de excelência e inovação.
O Projeto “Évare” e o impacto cultural
O projeto “Évare” oferece cursos gratuitos de informática básica para jovens do povo indígena Tikuna, utilizando um laboratório instalado no Aeroporto de Tabatinga. Lançado em 2024, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), o projeto já beneficiou 60 indígenas das comunidades Umariaçu I e II, localizadas próximas ao aeroporto.
O Prêmio Jatobá reconheceu o caráter inovador do projeto e a estratégia de comunicação arrojada da campanha, que incluiu:
- Spots na língua tikuna: A criação e veiculação de comerciais nos veículos móveis das comunidades para falar diretamente com o público-alvo, respeitando a identidade local e ampliando o alcance da informação.
- Assessoria de imprensa: Divulgação ampla do tema na mídia, coordenada pela Três Comunicação.
Dupla premiação em 2025
Este é o segundo prêmio de comunicação conquistado pela Concessionária em 2025. No mês passado, a empresa que administra sete aeroportos na região Norte — incluindo os de Manaus, Tefé e Tabatinga — foi a campeã do prêmio da Associação Brasileira de Comunicação Corporativa (Aberje) Norte Nordeste.
A conquista na Aberje foi com o projeto “O Folclore nos Conecta”, que transformou o Aeroporto de Manaus em um espaço para celebrar a cultura amazônica durante o Festival Folclórico de Parintins. Realizado em junho, o projeto levou arte, música e tradição ao ambiente aeroportuário, impactando mais de 80 mil pessoas entre passageiros e visitantes em 2025. Com esse case, a Concessionária é finalista na categoria nacional do Prêmio Aberje.
Compromisso com a cultura local e a sociedade
A gerente de comunicação da VINCI Airports no Brasil, Daniela Franco, destacou que os projetos refletem os compromissos da empresa com a região.
“Os projetos refletem claramente dois grandes compromissos que nos guiam – o de nos conectarmos à cultura local para transformar a experiência do passageiro, através do folclore que o Festival de Parintins apresenta ao mundo; e promover ações socioambientais que nos permitam transformar a realidade de comunidades, como a do povo Tikuna de Tabatinga. Estamos muito felizes com o reconhecimento dessas ações. É um incentivo para continuarmos nesse caminho”, afirmou a gerente.
Este reconhecimento reforça o compromisso da concessionária em integrar a experiência do passageiro à identidade cultural da região, fortalecendo o turismo e a economia local, e promovendo a valorização das tradições.
Sobre o Manaus Airport
- Hub aéreo: É um dos principais hubs aéreos da região Norte, conectando anualmente quase 3 milhões de passageiros a destinos nacionais e internacionais.
- Terminal de cargas: Possui o terceiro maior terminal de cargas do país, com capacidade para movimentar mais de 300 mil toneladas.
- Sustentabilidade: Administrado desde 2022 pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, o aeroporto já recebeu o reconhecimento internacional Green Airport, da ACI-LAC (Airports Council International – Latin America & Caribbean). Em 2025, foi eleito pela ANAC como o mais sustentável do país no eixo sociedade em sua categoria.
Sobre a VINCI Airports
A VINCI Airports, principal operadora aeroportuária privada do mundo, gerencia o desenvolvimento e a operação de mais de 70 aeroportos localizados em 14 países. A VINCI Airports utiliza sua expertise como integradora abrangente para desenvolver, financiar, construir e operar aeroportos, alavancando sua capacidade de investimento e know-how para otimizar o desempenho operacional e modernizar a infraestrutura, promovendo sua transição ambiental. Em 2016, a VINCI Airports tornou-se a primeira operadora aeroportuária a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional, estabelecendo a meta de alcançar emissões líquidas zero (escopo 1 e 2) em toda a sua rede até 2050, ao mesmo tempo em que apoia a transição climática local dos territórios.
Três Comunicação e Marketing











