
A 37ª rodada do Campeonato Brasileiro foi marcada por emoções e movimentação na tabela, com destaque para a vitória do Fluminense sobre o Grêmio e a derrota em casa do Vasco da Gama para o Mirassol.
Em um confronto direto e intenso, o Fluminense superou o Grêmio na noite de terça-feira (2) pelo placar de 2 a 1. O grande nome da partida foi o venezuelano Soteldo, que marcou os dois gols do tricolor carioca, alcançando seus primeiros tentos pelo clube. André Henrique descontou para o Grêmio.
O jogo: intensidade e VAR
O primeiro tempo foi aberto, com as equipes jogando de forma vertical. O Fluminense pressionou alto e conseguiu criar as primeiras chances em roubadas de bola.
- 18 minutos: O Fluminense abriu o placar com Soteldo. Após cruzamento rasteiro, o venezuelano aproveitou a saída incorreta do goleiro Volpi e empurrou para a rede. O gol foi inicialmente anulado por impedimento, mas validado pelo VAR na revisão.
- O Grêmio respondeu com chances de Pavón e André Henrique, com o atacante tendo um gol anulado por impedimento na reta final da primeira etapa.
Segundo tempo e confirmação da vitória
O Grêmio voltou do intervalo pressionando, mas a intensidade do Fluminense prevaleceu, novamente com Soteldo:
- 6 minutos: Soteldo ampliou para o Fluminense após uma boa trama ofensiva.
- No lance seguinte, o Grêmio descontou imediatamente com André Henrique, de cabeça, após cruzamento de Willian.
- O time gaúcho dominou o campo de ataque no restante da segunda etapa e esteve perto do empate com Jardiel, que acertou o travessão. Já nos acréscimos, Fábio fez uma defesa crucial em cabeçada de Gustavo Martins.
Classificação atualizada
Com a vitória, o Fluminense chegou a 61 pontos, dormindo na quinta colocação e dependendo dos resultados de Botafogo e Bahia para saber sua posição final na rodada. O Grêmio, por sua vez, estacionou nos 46 pontos, ocupando a 10ª colocação.
Vasco 0 x 2 Mirassol: derrota em são januário
Na outra partida da noite, o Vasco da Gama não conseguiu superar o organizado Mirassol em São Januário, perdendo por 2 a 0 e deixando o gramado sob protestos da torcida.
O jogo: equilíbrio e lesão decisiva
O primeiro tempo foi de poucas chances claras, com o Mirassol se defendendo bem e o Vasco buscando furar o bloqueio com Rayan e Andrés Gómez. O gramado pesado pela chuva tornou o jogo mais lento.
A virada de chave no segundo tempo ocorreu após a lesão de Lucas Piton aos 18 minutos. Com Puma Rodríguez improvisado na esquerda, o Mirassol explorou o setor:
- 24 minutos: Em transição rápida, Carlos Eduardo deixou Renato Marques livre na área para abrir o placar.
- Após o gol, o Vasco controlou a posse e criou boas chances com David, mas pecou nas finalizações.
- 46 minutos: O Mirassol “fechou o caixão” em um contra-ataque letal. Carlos Eduardo driblou Léo Jardim e marcou o segundo gol.
Consequências na tabela
Com a vitória, o Mirassol garantiu a quarta colocação e se classificou diretamente para a fase de grupos da Libertadores de 2026.
O Vasco da Gama parou nos 45 pontos, na 11ª colocação, dentro da zona de classificação para a Sul-Americana, mas ainda com risco matemático de rebaixamento a ser definido na última rodada.
Resultados dos jogos de ontem (02/12)
Dois jogos movimentaram a tabela ontem, com destaque para a conquista do Mirassol:
- Vasco da Gama 0 x 2 Mirassol
- Grêmio 1 x 2 Fluminense
Jogos de hoje (03/12)
A rodada continua hoje com seis confrontos importantes. Abaixo, a lista dos jogos com os horários de Manaus e o local:
- Fortaleza x Corinthians
- Horário: 18h00
- Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
- Juventude x Santos
- Horário: 18h30
- Local: Estádio Alfredo Jaconi, Caxias do Sul (RS)
- Red Bull Bragantino x Vitória
- Horário: 18h00
- Local: Nabi Abi Chedid, Bragança Paulista (SP)
- Bahia x Sport
- Horário: 19h00
- Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
- São Paulo x Internacional
- Horário: 19h00
- Local: Vila Belmiro (Estádio Urbano Caldeira), Santos (SP)
- Flamengo x Ceará
- Horário: 20h30
- Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)











