
A Editora Valer convida a imprensa, escritores e o público para o anúncio da primeira edição do Amazônia Festival de Poesia. O lançamento do evento marca o início das celebrações do Centenário do poeta Thiago de Mello (1926-2026), um dos nomes mais influentes da literatura latino-americana. A curadoria do festival ficará a cargo do escritor Tenório Telles.
Os detalhes completos da programação, incluindo datas e horários dos eventos, serão divulgados oficialmente no dia 4 de dezembro de 2025, às 10h, no Salão de Eventos da Valer Teatro, localizado no Largo São Sebastião.
Em homenagem ao seu centenário, a Valer realizará uma série de ações educativas e culturais sob o título “Thiago de Mello: 100 anos de vida e poesia”. A iniciativa visa celebrar a vasta obra e a vida do poeta, que é reconhecido como um dos mais expressivos do Brasil.
O Amazônia Festival de Poesia tem como objetivo principal contribuir significativamente para a formação de jovens e professores na região. A programação buscará estimular a leitura, promover a produção literária local e aprofundar o conhecimento da cultura literária da Amazônia.
Sobre Thiago de Mello
Nascido em Barreirinha, no Amazonas, Thiago de Mello teve suas obras traduzidas para mais de trinta idiomas. Sua poesia é marcada por temáticas fortes como a luta política, o lirismo, as relações familiares, a preocupação com a natureza, a liberdade e o amor.
Servindo como adido cultural no Chile e durante o período de exílio a partir da segunda metade dos anos 1960, ele se consagrou como um dos nomes brasileiros mais conhecidos na América Latina. Estreitou amizades com gigantes da literatura como Pablo Neruda, Julio Cortázar, Jorge Luís Borges e Gabriel García Márquez, que o chamou carinhosamente de “guru grande”.
Em 2018, Thiago de Mello recebeu o destaque de Personalidade Literária do Prêmio Jabuti pelo conjunto de sua obra, que é uma referência na literatura regional brasileira. Em 2021, a 34ª Bienal de São Paulo o homenageou, inspirada no seu famoso verso: ‘Faz escuro, mas eu canto’, parte do poema ‘Madrugada Camponesa’. Ele também foi membro da Academia Amazonense de Letras.
Serviço
- O que: Anúncio do Amazônia Festival de Poesia e celebração do Centenário de Thiago de Mello
- Local: Salão Verde da Valer Teatro, Largo São Sebastião
- Data: 4 de dezembro de 2025
- Horário: 10h
- Contatos para entrevistas: Bruna Chagas – (92) 99133-5241
Assessoria de comunicação: Bruna Chagas











