
O Centro de Inclusão Sensorial Dr. Hamilton Cidade será inaugurado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), no próximo dia 2 de dezembro. O espaço tem como premissas o acolhimento, o estímulo e o desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down, entre outros transtornos.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (24/11), após uma vistoria às obras do local, que funcionará nas dependências da Aleam e contará com profissionais especializados para um atendimento multidisciplinar.
O foco e a capacidade de atendimento
O deputado-presidente Roberto Cidade expressou sua satisfação com a concretização do projeto.
“Esse centro é a realização de um sonho. Estamos fazendo os ajustes finais para que a gente possa entregá-lo no dia 2 de dezembro. Nossos profissionais estão habilitados e nós vamos atender em torno de 250 crianças com TEA, Síndrome de Down e outros transtornos, todos os dias. O Centro de Inclusão está equipado e com profissionais capacitados para atender as necessidades das nossas crianças”, afirmou o deputado.
O público-alvo inicial será composto por crianças de 1 a 14 anos, faixa etária onde o tratamento multidisciplinar tem maior impacto na inclusão social, conforme explicou o diretor de Saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade.
“Claro que o nosso trabalho não se restringe apenas a essa faixa etária. Vamos avaliar outras, pois a ciência nos mostra novidades todos os dias. Uma vez comprovado que outras idades também podem ser beneficiadas, certamente buscaremos o melhor e nos adaptaremos à nova realidade”, destacou o médico.
Serviços oferecidos
O Centro de Inclusão Sensorial foi estruturado para fornecer um tratamento completo e integrado, incluindo:
- Atendimento médico ambulatorial
- Acompanhamento com nutricionistas
- Terapias ocupacionais
- Fonoaudiologia
- Fisioterapia
- Odontologia
- Outras especialidades voltadas à recuperação motora e ao desenvolvimento sensorial
Benefício para servidores e suas famílias
O Centro de Inclusão Sensorial Dr. Hamilton Cidade beneficiará diretamente as famílias de servidores do Legislativo.
A jornalista Mariana Braga, servidora efetiva da Aleam, é mãe de Ayton Braga Mello, de 12 anos, diagnosticado com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Ela relatou a dificuldade de manter a continuidade das terapias do filho devido ao conflito de horários com o trabalho.
“O meu filho tem TDAH e o Centro vai ser um passo significativo para o desenvolvimento dele. A gente, eu e o pai dele, nunca tinha conseguido levar adiante as terapias por conta dos conflitos de horário, sempre havia essa questão, mas agora vamos conseguir conciliar trabalho, escola e terapia. Esse Centro será de extrema importância para a minha família”, declarou Mariana.
Márcio Rogério, cinegrafista da TV Aleam, também agradeceu o benefício para seu filho, Benício Lima, de 10 anos.
“Somente há quatro anos é que ele começou a fazer as terapias, e sempre em meio a muitas dificuldades. Como pais, a gente recebe essa oportunidade aqui na Casa com muita esperança. Esperança de ver o nosso filho se desenvolver, criar independência e ter um futuro com qualidade. Só de imaginar que agora vou poder agendar a terapia dele, que vamos ter mais facilidade na logística e que ele vai ter à disposição bons profissionais, a gente se enche de esperança”, concluiu Márcio Rogério.
Assessoria de Comunicação: Michele Gouvêa











