
O dia 19 de novembro marca uma das datas cívicas mais importantes do calendário brasileiro: o Dia da Bandeira. Instituída após a Proclamação da República, a nossa bandeira é um símbolo que carrega a história, as riquezas e os ideais de Ordem e Progresso da Nação.
Uma nova era, um novo símbolo
A celebração do dia 19 de novembro remonta ao ano de 1889. Apenas quatro dias após a proclamação da república, em 15 de novembro, o governo provisório, chefiado por marechal Deodoro da Fonseca, sentiu a necessidade de criar um novo símbolo nacional que rompesse definitivamente com os emblemas da monarquia.
A bandeira anterior, do império do brasil, embora já utilizasse o verde e o amarelo, continha a coroa e o brasão da família real, elementos que não se adequavam ao novo regime republicano.
Inicialmente, uma bandeira provisória chegou a ser hasteada, inspirada no modelo da bandeira dos estados unidos, mas foi rapidamente rejeitada por parecer “americana demais”. Era preciso um pavilhão que, ao mesmo tempo que sinalizasse a mudança política, mantivesse uma conexão com a história visual do país.
Nasce a bandeira da república
O modelo que conhecemos hoje foi concebido por Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares. O novo símbolo, aprovado pelo decreto n° 4 em 19 de novembro de 1889, manteve o losango amarelo no campo verde, mas substituiu o brasão imperial pela esfera azul celeste com a inscrição “ordem e progresso” e as estrelas que representam os estados da federação.
A esfera e as estrelas do Rio de Janeiro
A história por trás do desenho da esfera azul é fascinante e científica. Ela não é um desenho aleatório: a disposição das estrelas no círculo azul representa o céu da cidade do rio de janeiro, capital da época, tal como foi observado no dia 15 de novembro de 1889, às 8 horas e 30 minutos da manhã.
Cada uma das 27 estrelas na bandeira representa um dos 26 estados brasileiros e o distrito federal. A única estrela que se encontra acima da faixa branca, a spica, simboliza o estado do pará e, curiosamente, é uma das mais brilhantes do céu.
O significado das cores
Mesmo mantendo as cores do período imperial, o verde e o amarelo ganharam novos significados, popularizados ao longo da história:
- Verde: simboliza as matas e a rica floresta brasileira, uma referência especial ao nosso amazonas.
- Amarelo: representa as riquezas do país, como o ouro.
- Azul: simboliza o céu e os rios, como o majestoso rio Amazonas.
- Branco: representa o desejo de paz.
Neste dia da bandeira, o portal O Povo Amazonense celebra este símbolo de unidade nacional e de orgulho, reafirmando o respeito e a admiração pela nossa pátria, que tem no amazonas uma de suas maiores e mais vitais representações.
Cerimônias e rituais cívicos
O dia da bandeira é marcado por cerimônias cívicas em todo o país. A lei brasileira estabelece que no dia 19 de novembro as bandeiras em mau estado de conservação devem ser incineradas em uma cerimônia solene. O hasteamento da bandeira é feito ao meio-dia, muitas vezes acompanhado pela execução do hino à bandeira, reforçando o sentimento de civismo e respeito a um dos nossos mais preciosos símbolos.











