Cativeiro de horrores: Sepet-AM resgata mais de 20 animais em canil clandestino

Canil clandestino é desmantelado em Manaus com mais de 20 animais vivendo em condições deploráveis - Foto: Divulgação/Sepet

A Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet-AM) desarticulou um esquema de criação clandestina no sábado (15/11), na zona leste de Manaus. A ação, realizada no bairro Jorge Teixeira, resultou no resgate de mais de 20 animais mantidos em condições insalubres.

Entre os animais resgatados estão diversas raças de cães, como poodles, yorkshires e lulus-da-pomerânia, além de vira-latas, gatos, galinhas, codornas, um periquito e um coelho.

Local reincidente e ambiente de risco

A operação teve início após equipes da Sepet identificarem uma mulher transportando cães em atitude suspeita nas proximidades do imóvel, que já estava sob investigação. Ao entrarem na residência, os agentes encontraram:

  • Ambiente totalmente insalubre: O local estava com fezes, comida estragada, ratos mortos e teias de aranha espalhadas.
  • Animais doentes: Vários cães de raça apresentavam sinais evidentes de problemas de saúde, e um gato estava preso em uma gaiola.

A secretária de Estado de Proteção Animal, Joana Darc, ressaltou a reincidência do crime.

“Nós estivemos neste mesmo local em 2019. Aqui, tem animais que são colocados apenas para procriar. Vamos fazer o nosso dever legal, que é pegar esses animais, deixá-los sob nossa responsabilidade e cumprir a lei”, destacou Joana.

Em 2019, a mesma suspeita já havia sido notificada com a apreensão de dezenas de animais, incluindo domésticos e silvestres, como macacos, jabutis, araras, corujas e tucanos. As autoridades agora apuram a reincidência e possíveis crimes de maus-tratos.

Lei Sansão e consequências

A secretária lembrou que, diferentemente da intervenção de 2019, a ação atual é amparada pela Lei Sansão (Lei nº 14.064/2020), legislação federal que endurece a punição para crimes de maus-tratos contra cães e gatos no Brasil.

A operação contou com o apoio da Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal da Câmara Municipal de Manaus, representada pelo presidente Aldenor Lima, e da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães).

Destino dos animais e alerta à população

Todos os animais resgatados serão encaminhados para o Hospital Público Veterinário do Amazonas, onde receberão atendimento e tratamento veterinário.

A secretária Joana Darc fez um alerta sobre a compra de animais sem procedência:

“Você que compra animal e não sabe de onde vem, não vai ao local, não sabe quem é pai nem mãe, fique ciente de que você pode estar financiando um canil clandestino. São cenas tristes, onde têm vários animais desesperados”, alertou.

Os animais ficarão sob responsabilidade da Sepet-AM. Após a conclusão de todos os trâmites legais e recuperação da saúde, eles estarão disponíveis para adoção responsável, sendo entregues aos novos tutores já castrados, vacinados e vermifugados.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.