
Com a temporada chegando à reta final, a diretoria do Vasco da Gama já inicia o planejamento para 2026, analisando a situação dos atletas cujos contratos se encerram em dezembro de 2025. A tendência é que a maioria não renove e deixe o clube ao final do vínculo.
Jogadores com contrato se encerrando
Abaixo, a situação de cada atleta que deve ter seu futuro definido nos próximos meses:
Jair (volante)
- Situação: Renova por obrigação legal.
- Detalhe: O volante sofreu uma grave lesão no joelho em agosto, ficando afastado até o segundo semestre de 2026. Por lei, o clube é obrigado a estender o vínculo do jogador até o fim do período de recuperação. Assim, o contrato de Jair deve ser renovado, pelo menos, até o final de 2026.
Paulinho Paula (volante)
- Situação: Não deve renovar.
- Detalhe: Após a grave lesão sofrida no início de 2024, Paulinho não conseguiu repetir o desempenho fundamental da campanha de permanência na Série A em 2023. Em 2025, soma 24 jogos, um gol e uma assistência, mas perdeu espaço no elenco. A tendência é que ele não renove e deixe o clube ao término do contrato.
Puma Rodríguez (lateral-direito)
- Situação: Negocia a renovação.
- Detalhe: Entre os atletas com contrato se encerrando, Puma é o que mais atua sob o comando de Fernando Diniz. O uruguaio, que tem sido presença frequente na seleção do seu país, já recebeu proposta de renovação do Vasco. As partes negociam e ainda buscam um acordo para a permanência do lateral.
Maicon (zagueiro)
- Situação: Deve sair em definitivo para o Coritiba.
- Detalhe: Emprestado ao Coritiba, Maicon não deve retornar a São Januário. O defensor tem um acordo encaminhado para assinar em definitivo com o clube paranaense quando seu contrato com o Vasco chegar ao fim.
Mauricio Lemos (zagueiro)
- Situação: Não deve renovar.
- Detalhe: O zagueiro uruguaio, que chegou ao clube no começo do ano, não conseguiu se firmar e está fora dos planos para 2026. O Vasco não deve renovar seu contrato.
Alexander (goleiro)
- Situação: Não deve renovar.
- Detalhe: Cria da base cruzmaltina, Alexander passou a temporada emprestado ao Capital-DF e retornou no meio do ano. O goleiro também não terá seu vínculo estendido e deixará o clube ao final do ano.
Pablo (goleiro)
- Situação: Não deve continuar.
- Detalhe: Terceiro goleiro do elenco profissional, Pablo, também formado em São Januário, não deve ter seu contrato renovado.
Cauan Paixão (atacante)
- Situação: Deve sair em janeiro.
- Detalhe: O atacante de 21 anos, que retornou do Polissya, da Ucrânia, no início de julho, está de saída. Sem espaço no elenco, ele deve procurar um novo clube a partir de janeiro.











