Solenidade no Palácio Rio Negro premia excelência e inovação na regularização de terras

Vencedores e autoridades celebram a entrega do 'Prêmio Solo Seguro TJAM 2025' e do 'III Prêmio de Qualidade dos Cartórios Extrajudiciais do Amazonas' em Manaus - Foto: Chico Batata

O Poder Judiciário do Estado do Amazonas, por meio da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM), realizou em Manaus, nesta segunda-feira, dia 10 de novembro, a solenidade de outorga de dois importantes reconhecimentos: o “Prêmio Solo Seguro TJAM 2025” e o “III Prêmio de Qualidade dos Cartórios Extrajudiciais do Amazonas”.

As cerimônias, conduzidas pelo corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, ocorreram no Salão Solimões, do Centro Cultural Palácio Rio Negro, e contaram com a presença de diversas autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Prêmio Solo Seguro TJAM 2025

Instituído pela CGJ-AM (Provimento n.º 491), o Prêmio Solo Seguro TJAM 2025 tem como foco o reconhecimento de boas práticas e iniciativas inovadoras voltadas à regularização fundiária na Amazônia Legal e em áreas urbanas precárias.

O corregedor-geral, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, destacou que o prêmio valoriza aqueles que transformam em realidade os programas “Solo Seguro Amazônia” e “Solo Seguro Favela”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

  • Objetivos:
    • Fomentar a cultura da regularização fundiária como instrumento de garantia de direitos fundamentais, proteção ambiental e desenvolvimento sustentável.
    • Estimular a participação ativa dos Cartórios de Registro de Imóveis nos programas de regularização.
    • Reconhecer a dedicação de magistrados, delegatários, servidores e autoridades que ajudaram a garantir o direito à moradia, à propriedade e à cidadania.

III Prêmio de Qualidade dos Cartórios Extrajudiciais do Amazonas

Retomado em 2025 (Provimento n.º 367/2020), o Prêmio de Qualidade dos Cartórios Extrajudiciais do Amazonas visa reconhecer e destacar a produtividade e a eficiência do serviço extrajudicial no estado, além de incentivar a excelência no atendimento ao cidadão.

Em sua terceira edição, o prêmio avaliou os cartórios com base em critérios objetivos, reforçando a importância do serviço público notarial e de registro:

  • Critérios de avaliação:
    • Organização.
    • Qualidade do atendimento.
    • Regularidade dos atos praticados.
    • Gestão administrativa.
    • Cooperação com a Corregedoria.
    • Inovação e eficiência.

O desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos afirmou que cartórios fortes e eficientes “fortalecem diretamente o Estado Democrático de Direito, preservam a fé pública, protegem o cidadão contra incertezas jurídicas e asseguram que o direito […] seja garantia concreta de segurança real.”

Compromisso com a eficiência e a dignidade

Foto: Chico Batata

Na abertura da solenidade, o corregedor-geral frisou que o evento representa “mais do que um ato de reconhecimento: é a consagração de um compromisso republicano com a eficiência, a legalidade, a transparência, a governança e a dignidade fundiária em nosso Estado”.

A mesa de honra da solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo:

  • Jomar Ricardo Saunders Fernandes, presidente da Corte Estadual de Justiça.
  • Renata Queiroz Pinto, secretária de Estado das Cidades e Territórios (representando o governador Wilson Lima).
  • Sinésio Campos, deputado estadual e corregedor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.
  • André Virgílio Belota Seffair, procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (em substituição legal).
  • Jean Cleuter Simões Mendonça, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas.

A relação completa com os nomes dos vencedores de ambos os Prêmios pode ser acessado neste LINK.

Por Afonso Júnior

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.