
O projeto FiltrOcre, desenvolvido por estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Antonio Rodrigues de Oliveira, em Pedra Branca (CE), garantiu um lugar entre os finalistas da 12ª edição do programa Solve for Tomorrow Brasil 2025.
O programa, uma iniciativa de Cidadania Corporativa da Samsung com coordenação geral do Cenpec, tem como objetivo incentivar alunos e professores de escolas públicas a criar soluções inovadoras baseadas na metodologia STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para atender a problemas reais da comunidade.
O projeto
O FiltrOcre, criado por dois alunos e uma aluna do 3º ano do Ensino Médio, propõe um filtro mineral para o tratamento de água, visando combater a falta de água que afeta a região.
- Solução sustentável: O grupo utilizou materiais reciclados e de baixo custo, como granito ocre e fibra siliconada, garantindo fácil manutenção.
- Impacto ambiental: Além de fornecer água potável, o protótipo contribui para a redução da contaminação e poluição de mananciais, diminuindo o volume de rejeitos descartados no meio ambiente.
O professor e orientador da equipe, Francisco Renato Moreira da Silva, detalha a eficácia do material principal: “O granito ocre corrige parâmetros físico-químicos da água, além de reter metais pesados que contribuem com o tratamento dela.”
“Nosso primeiro filtro, composto por uma garrafa PET, é usado em casa para tratar pequenas quantidades de água. Já o filtro para indústria e para a sociedade pode ser aplicado em uma torneira. Basta colocar a água no filtro e já sai tratada, potável, e apta para consumo. Quase todo tipo de água testado apresentou bons resultados de tratamento”, explica o professor Francisco Renato.
Inclusão feminina na ciência
O projeto também destaca a crescente participação feminina na área de STEM. A aluna Mariane Martins, única menina na equipe do FiltrOcre, celebra a mudança:
“No começo eu vi muitos meninos da escola participando, mas esse ano isso mudou. A maioria dos participantes são meninas. Isso é muito bonito porque percebemos que temos vez e voz, que esse também é nosso lugar de fala e que a ciência é para qualquer pessoa que esteja empenhada em fazer acontecer”, afirma Mariane.
Helvio Kanamaru, Diretor de ESG e Cidadania Corporativa da Samsung para a América Latina, reforça a importância dessa participação: “Nos últimos anos o Solve for Tomorrow vem registrando aumento no número de alunas e professoras participantes, mostrando que a ciência, a pesquisa e a tecnologia não apenas têm espaço para mulheres, como obtêm importantes avanços quando elas participam de projetos como o FiltrOcre.”
Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec, ressalta o impacto do projeto: “Ao abrir espaço para a diversidade de vozes e perspectivas, a ciência consegue responder de forma mais assertiva aos desafios dos territórios. Além de mostrar que as áreas de ciência e tecnologia são para todas e todos, o projeto FiltrOcre combina sustentabilidade, promoção à saúde e viabilidade.”
Transformação no aprendizado
O professor Francisco Renato destaca que o programa vai além da criação de um produto, promovendo uma transformação no processo de aprendizagem dos alunos:
- Potencialização de habilidades: O desafio estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a autonomia dos estudantes.
- Engajamento: “Os alunos acreditam no que estão fazendo… Eles também estão mais independentes, engajados e interessados em trabalhar no projeto, e isso gera uma transformação no processo de aprendizagem,” diz o professor.
- Impacto comunitário: A comunidade escolar é impactada, enxergando a “possibilidade de fazer ciência no chão da escola.”
O grupo segue agora nas mentorias do Solve for Tomorrow, aprimorando o projeto antes da abertura das votações do Júri Popular, que terão início no dia 19 de novembro.
Para saber mais sobre o Solve for Tomorrow, acesse o site oficial do programa e a Samsung Newsroom Brasil. A lista completa dos finalistas está disponível clicando aqui.
Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.
A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo os universos de TVs, sinalização digital, smartphones, vestíveis, tablets, eletrodomésticos e sistemas de rede, além de memória, sistemas LSI e semicondutores. A Samsung também avança em tecnologias de imagem médica, soluções de climatização e robótica, enquanto desenvolve produtos automotivos e de áudio inovadores por meio da Harman. Com o ecossistema SmartThings, a colaboração aberta com parceiros e a integração da Inteligência Artificial em todo o portfólio, a Samsung oferece uma experiência conectada, inteligente e fluida. Além dos produtos e soluções de B2B, como a Linha Galaxy Robusta, Knox Suite e VXT. Para as notícias mais recentes da marca, acesse a Samsung Newsroom em Link.
Sobre o Cenpec
Cenpec é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que há mais de 30 anos trabalha pela promoção da equidade e qualidade na educação básica pública brasileira. Por meio de pesquisas e de tecnologias educacionais, contribui no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, na formação de profissionais de educação, na ampliação e diversificação do letramento e no fortalecimento da gestão educacional e escolar. Em parceria com redes de ensino, espaços educativos e outras instituições de caráter público e privado, atua dentro e fora das escolas públicas para diminuir as desigualdades e garantir uma educação de qualidade a todos e todas. Saiba mais: www.cenpec.org.br.











