Agricultores da AM-010 criam horta comunitária e fortalecem produção local

A união é força e persistencia dos agricultores rurais que escoam sua produção através da Feira da Agricultura Familiar do Km 32 da AM 010

Foto: Divulgação

A agricultura familiar tem ganhado cada vez mais força ao longo da Rodovia AM-010. Um dos exemplos vem da Associação Comunitária dos Agricultores Familiares do Ramal São Francisco II (ACAFRSF II), localizada no km 42 da AM-010, que, com o apoio de insumos provenientes do Governo do Amazonas, tem desenvolvido ações que vão além da produção individual, promovendo o compartilhamento de conhecimento e a união entre os produtores rurais.

No Ramal Santo Isidoro, a iniciativa resultou na criação de uma horta comunitária, onde agricultores trabalham de forma colaborativa no cultivo de hortaliças, frutas e legumes, e há também piscicultura. O objetivo é garantir uma produção sustentável e de qualidade, beneficiando não apenas os próprios produtores, mas também as comunidades vizinhas. Cerca de 400 famílias, que em média possuem seis pessoas, são beneficiadas nos ramais: Tarumã-Açu, Bons Amigos (km 26), Lago Azul, Água Branca 1 (km 32), Cachoeira do Leão (km 37), Takauito (km 38), São Francisco (km 42), União (km 43), Santo Antônio (km 47) e a vicinal Santo Isidoro.

Comercialização na feira da ADS

Foto: Divulgação

Os produtos cultivados são comercializados na Feira da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), instalada em um ponto estratégico no km 32 da Rodovia AM-010. O espaço se consolidou como uma referência para quem trafega pela estrada, seja a passeio ou a caminho dos sítios da região.

“Vemos aqui o ciclo completo do produtor rural até a chegada na mesa do consumidor final. Devido a não haver atravessadores, conseguimos oferecer preços mais acessíveis para todos. Ainda bem que o governador Wilson Lima teve essa visão e valorizou a presença da feira neste local”, destacou Maria Cotinha Loiola, presidente da associação.

A feira se tornou um ponto de encontro e valorização da cultura local. Além da grande variedade de produtos agrícolas, os visitantes encontram plantas ornamentais, artesanato e gastronomia regional, com destaque para o tradicional café da manhã amazonense, tacacá e opções de almoço caseiro.

“Estamos há três anos no local e nossos clientes, muitas vezes, vêm de lugares distantes de Manaus para comprar nossos produtos devido à qualidade e preço baixo”, explicou Cosmo Balieiro, coordenador da Feira.

A iniciativa mostra que, quando há incentivo e cooperação, o campo se transforma em um espaço de oportunidades, aprendizado e prosperidade compartilhada.

Di Castro Comunicação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.