
Os contribuintes de Manaus já podem usar os créditos acumulados da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) para garantir um desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2026. É necessário indicar a inscrição imobiliária que será beneficiada com os créditos até o dia 30 de novembro.
O benefício faz parte do programa de incentivo da Prefeitura de Manaus, que permite aos cidadãos converterem os créditos gerados ao solicitarem a NFS-e com o CPF em desconto no IPTU do exercício seguinte. O abatimento pode chegar a 50% do valor total do imposto.
Armínio Pontes, subsecretário da Receita da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), reforçou que novembro é o período crucial para a formalização do benefício:
“Novembro é o mês em que os contribuintes deverão fazer a sua opção de matrícula do IPTU para se beneficiar do crédito da nota. Esse é um programa que a prefeitura já adota há alguns anos, em que os contribuintes que solicitam nota fiscal de serviço e colocam o CPF na nota, vão acumulando um crédito que poderá se transformar em desconto no IPTU, podendo atingir até 50% do valor do IPTU. Então, os contribuintes têm até o final de novembro para fazer a opção de qual matrícula do IPTU eles desejam beneficiar.”
Como consultar e fazer a indicação
A consulta dos créditos acumulados e a indicação do imóvel que receberá o desconto no IPTU de 2026 devem ser realizadas exclusivamente pela internet.
- Onde fazer: Acesse o site oficial do programa: creditodanota.manaus.am.gov.br.
- O que fazer: No ambiente on-line, o contribuinte poderá verificar o saldo acumulado, conferir as notas fiscais registradas e, por fim, escolher a inscrição imobiliária que receberá o benefício.
A Semef recomenda que os contribuintes não deixem o procedimento para os últimos dias de novembro, a fim de evitar sobrecarga no sistema e garantir o aproveitamento do desconto.
pOR Anderson Farias/Semef











