
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, condenou veementemente neste domingo (2) o assassinato de Carlos Manzo, prefeito do município de Uruapan, no Estado de Michoacán. Manzo foi morto a tiros na noite de sábado (1º) no centro histórico da cidade.
A presidente Sheinbaum utilizou sua conta na rede social X (antigo Twitter) para se manifestar sobre o “grave acontecimento” e detalhar as primeiras ações do governo federal:
- Comunicação imediata: A presidente afirmou ter conversado imediatamente com o governador de Michoacán e com o secretário federal de Segurança e Proteção ao Cidadão, Omar García Harfuch, para acompanhar o caso.
- Apoio federal: Sheinbaum informou que convocou o Gabinete de Segurança para garantir apoio total às autoridades locais e reforçar a estratégia de segurança, visando combater a impunidade.
- Fortalecimento da estratégia: “Desde o início, esta administração reforçou a estratégia de segurança. Esses eventos tão lamentáveis nos impulsionam a fortalecê-la ainda mais,” declarou a presidente.
Detalhes do crime
O prefeito Carlos Manzo foi assassinado em um ataque ocorrido durante as festividades do Dia dos Mortos. O incidente, que abalou a segurança pública no país, também deixou outras duas pessoas feridas.
As autoridades mexicanas informaram que o agressor responsável pelo atentado foi morto no local.
Compromisso contra a impunidade
A presidente Sheinbaum finalizou sua declaração reafirmando o compromisso do governo federal em apoiar as forças de segurança de Michoacán para garantir a ordem e a justiça:
“Reafirmamos nosso compromisso em apoiar todos os soldados do Estado para alcançar a paz e a segurança com zero impunidade e justiça.











