
A campanha “Novembro Azul” será realizada em Manaus com o tema “Cuidar da saúde também é coisa de homem!”, com o objetivo principal de ampliar o acesso e o acolhimento da população masculina na Atenção Primária à Saúde (APS).
A abertura oficial da campanha, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), acontecerá na terça-feira, 04/11, a partir das 8h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Walid Abdel Aziz, localizada no bairro Planalto, zona Oeste.
Meta: estimular o cuidado integral
A assessora técnica da Subsecretaria de Gestão da Saúde da Semsa, Aldeniza Araújo, explicou que, durante todo o mês, as unidades de saúde reforçarão as ações para o público masculino, buscando novas formas de facilitar o acesso aos serviços.
“A ideia é estimular os homens para que procurem atendimento em uma unidade de saúde e destacar a importância de um acompanhamento adequado e regular nos serviços de saúde. Este ano, o foco é o estímulo ao cuidado integral com a saúde, buscando a prevenção das doenças”, destacou Aldeniza Araújo.
Desafio do acesso e dados de atendimento
O grande desafio da Semsa é atrair a população masculina para as unidades, visando a prevenção e o tratamento precoce.
- Consultas em 2024: Foram realizadas 865.119 consultas médicas na APS em Manaus. Desse total, 310.764 foram de usuários do sexo masculino.
- Homens Cadastrados: A rede municipal contabiliza 224 mil homens cadastrados no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), entre uma população estimada de 579 mil homens, na faixa etária de 20 a 59 anos, em Manaus.
A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Homem da Semsa, Deborah Ary, alertou para a baixa adesão:
“Isso significa que grande parcela desta população não foi cadastrada e não procura os nossos serviços. São pessoas que poderiam estar tratando ou prevenindo doenças nas unidades de saúde.”
Ela complementa que a média anual registrada na rede municipal é de duas consultas por paciente homem, inferior à média nacional de 2,5. “Seria importante aumentar a média em Manaus, trazendo os homens para dentro das unidades de saúde, principalmente para que eles possam prevenir e tratar doenças que podem agravar e gerar internações hospitalares”, disse.
Programação e temas abordados
A programação do “Novembro Azul” ocorrerá nas Unidades de Saúde e nas sedes dos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural. As atividades incluirão:
- Ações Educativas: palestras, rodas de conversa, exposições e distribuição de materiais informativos.
- Práticas Integrativas (Pics): reforço na oferta de serviços como meditação, auriculoterapia, reiki e práticas corporais.
- Temas Centrais: saúde mental, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), gerenciamento de doenças crônicas (diabetes e hipertensão), prevenção de violências e acidentes, e promoção de hábitos saudáveis.
O trabalho será expandido também para locais de maior concentração do público masculino, como empresas e canteiros de obras de construção civil.
Por Eurivânia Galúcio/Semsa











