Heineken® inaugura primeira microfloresta da região Norte em Belém

Voluntários e equipes trabalham juntos no plantio de novas árvores - Foto: Divulgação

A Heineken® oficializou no dia 9 de outubro a entrega de sua primeira microfloresta na região Norte, em Belém (PA). A iniciativa integra o conjunto de ações sustentáveis que compõem o legado da marca para a COP30 e foi realizada em parceria com a Prefeitura de Belém e com o paisagista Ricardo Cardim, idealizador da metodologia Floresta de Bolso.

Localizada na Avenida Júlia César, a microfloresta recebeu o plantio de mais de mil mudas de 35 espécies nativas, ampliando as áreas verdes da capital paraense. A cerimônia contou com a presença do prefeito Igor Albuquerque e do secretário extraordinário da COP30, André Godinho, que participaram do plantio simbólico da primeira muda, marcando o início da nova área de convivência e biodiversidade da cidade.

Além do ato simbólico, o evento também contou com o envolvimento voluntário dos servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), responsáveis por realizar o plantio das demais mudas. Uma placa comemorativa foi instalada no local para sinalizar a ação e celebrar a parceria entre a Heineken® e a Prefeitura de Belém com a regeneração urbana e a preservação ambiental.

De acordo com Lígia Camargo, diretora de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN, a escolha da cidade tem um valor especial: “Plantar uma microfloresta em Belém é simbólico por muitos motivos. Apesar de estar inserida no bioma amazônico, a capital é uma das cidades menos arborizadas do país e a microfloresta é uma solução baseada na natureza que ajuda com sombreamento, redução de temperaturas, absorção de água e purificação do ar. Acreditamos que trazer um projeto como este para cá é uma forma concreta de contribuir para a regeneração urbana, e colaborar com a construção de um verdadeiro legado para a cidade, que nesta COP está nos oferecendo tanto. Mais importante do que atuarmos em Belém, é deixarmos um impacto positivo depois que a COP passar..”

“Esta parceria simboliza o que queremos para o futuro de Belém: uma cidade que cresce de forma sustentável e que valoriza seus espaços. Ao lado da Heineken, estamos transformando um local antes degradado em uma microfloresta, um novo ponto de convivência e bem-estar para a população. É a prova de que quando o setor público e o privado trabalham juntos, conseguimos entregar resultados reais para a cidade e para o meio ambiente”, afirmou o prefeito Igor Normando.

Com a entrega na capital paraense, a Heineken® avança na entrega de sua meta da plataforma de cultura e sustentabilidade, Green Your City. Já implementadas no Rio de Janeiro, em São Paulo, Belo Horizonte, Recife e, agora, em Belém, Heineken tem a meta de implantar microflorestas em 19 capitais brasileiras até 2030.

Além das microflorestas, o Grupo HEINEKEN tem outras iniciativas em andamento na região amazônica voltadas para a COP30, como o Mamba Water Project, que busca soluções inovadoras para ampliar o acesso à água em comunidades ribeirinhas. Essas ações reforçam a ambição da companhia em deixar um legado positivo e perene para a conferência climática mais importante do mundo e para o país.

Sobre o Grupo Heineken®

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Em 2017, fortaleceu sua presença no país com a aquisição da Brasil Kirin, consolidando-se como o segundo maior player do mercado brasileiro de cervejas. Hoje, a companhia emprega mais de 13 mil pessoas e opera 13 unidades produtivas – sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias – além de construir sua 14ª cervejaria em Passos (MG).

Com sede em São Paulo, o portfólio da companhia inclui marcas como Heineken®, Amstel, Amstel Ultra, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Devassa, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. No segmento de não alcoólicos, estão presentes Heineken® 0.0, Sol Zero, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin.

O Grupo HEINEKEN no Brasil é subsidiário da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. Mais informações no site e nos perfis da companhia no LinkedIn e Instagram.

Agência Lema

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.