Grupo Garfo na Tomada leva público a viagem emocionante pelo “Oceanos”

Uma cena do espetáculo infantojuvenil 'Oceanos', onde os personagens desvendam a existência em meio a uma narrativa poética e visualmente rica - Foto: Juliana Lira/1coletivo

O grupo Garfo na Tomada estreia o espetáculo “Oceanos”, uma obra infantojuvenil que explora a existência humana através da história de uma família naufragada. O projeto é realizado com o apoio de políticas culturais estaduais e federais.

O Enredo: Poesia, Música e Aforismos

A narrativa de “Oceanos” é inspirada no álbum “Aprender a Nadar” de Jards Macalé e utiliza uma estrutura não-linear. O espetáculo se destaca pela presença de aforismos — frases curtas que resumem verdades — nos diálogos.

Cris Jardim, diretora e atriz, explica que o álbum de Macalé serve como pano de fundo poético que enfatiza a construção das relações entre os personagens. O dramaturgo e assistente de direção, Paulo Tiago, complementa: “Encontrei na obra deste músico o encaixe perfeito para escrever meus enunciados aforísticos aqui em Manaus.”

Personagens e Inspirações

A montagem do espetáculo buscou referências amplas no universo marítimo, incluindo literatura, lendas, animais e atletas.

  • Elenco e Personagens:
    • Cris Jardim: “Sereia”
    • Eila Cecília: “Boneca-Semiótica”
    • LERI: “Nadador”
    • Miro Messa: “Capitão”

Processo criativo e equipe técnica

A direção de “Oceanos” representa uma nova experiência para Cris Jardim, que atua pela primeira vez como atriz e encenadora. Ela divide a função com o apoio de Paulo Tiago, em um processo colaborativo com o elenco.

Paulo Tiago revela que começou a escrever a obra durante um tratamento de saúde mental, trazendo para a dramaturgia referências do Teatro de Aforismos, memórias de viagens e até lembranças de sonhos.

A equipe técnica conta com profissionais em diversas áreas, incluindo produção de objeto de cena (Felipe Fernandes Saterê), maquiagem e produção técnica (Ivana Andrade), operação de som (Magga Rocha), e caracterização e produção-executiva (Paulo Tiago e Cris Jardim).

As expectativas para a estreia

  • Cris Jardim: “Estou bastante ansiosa e acredito que vamos navegar em muitos mares e conquistar o nosso lugar no pódio do coração de cada um que for nos assistir.”
  • Paulo Tiago: O dramaturgo prefere focar em “conseguir fazer um bom trabalho junto da equipe da peça” em vez de alimentar expectativas.

Sobre o Grupo Garfo na Tomada

Fundado em 2019, o grupo se dedica à produção de projetos e experimentações artísticas como espetáculos e audiovisuais. O primeiro trabalho foi “A Jaula” (2019) e o grupo tem colaborado em diversas montagens na cena cultural de Manaus, incluindo “Play” e “Urutau”.

O espetáculo “Oceanos” é realizado com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, Conselho Estadual de Cultura, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e do Governo Federal, através da Política Nacional Aldir Blanc 2024.

Agenda de apresentações

Todas as sessões têm entrada gratuita e contarão com intérprete de Libras.

  • Datas: 1º de novembro, 15 de novembro e 6 de dezembro.
  • Horário: 19h (Abertura das portas: 30 minutos antes).
  • Local: Centro Cultural Casarão de Ideias (Rua Barroso, nº 279, Centro de Manaus).

Assessoria de comunicação: Walter Franco

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.