Tefé vira laboratório da Amazônia em evento que une ciência, rios e sabedoria popular

Amazônia vira o centro do mundo na Semana de Ciência e Tecnologia - Foto: Tácio Melo

O Instituto Mamirauá, centro de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realiza em sua sede em Tefé (a 575 quilômetros de Manaus) a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento, que ocorre em todo o Brasil sob coordenação do MCTI, busca valorizar a ciência, a pesquisa e o diálogo entre o conhecimento científico e os saberes locais na Amazônia.

Neste ano, a SNCT aborda o tema “Planeta Água – Cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. A escolha propõe uma profunda reflexão sobre a importância vital da água, dos ecossistemas aquáticos e da interconexão entre os rios amazônicos e o oceano global para a adaptação às mudanças climáticas.

“Os nossos rios deságuam nos oceanos… a natureza está interconectada. Neste Planeta Água, a Amazônia tem uma enorme importância para a regulação do clima. Será um evento muito interessante em todo o Brasil e em Tefé será um dos destaques ao dialogar com o público local através das pesquisas científicas em movimento”, ressalta Bianca Darski, do Núcleo de Popularização da Ciência do Instituto Mamirauá.

Principais exposições e atividades

A iniciativa está organizada em diversos espaços temáticos, destacando a pesquisa, o manejo sustentável e a extensão comunitária na Amazônia:

  1. Prédio de pesquisas terrestres e coleções biológicas
  • Destaque: “A Amazônia já foi mar” – Mostra interativa sobre a origem geológica e as transformações da região ao longo do tempo.
  • Outras Exposições: “Rios de Saúde”, “Navegando pelas Mudanças Climáticas”, “Onças que caminham sobre as águas”, “Vitrine Mamirauá”, “Águas Inovadoras”, “Pequenos Inventores” (com trabalhos da Escola Piui Abacaxi) e “Torre de Fluxo na Escola – Reserva Mamirauá” (com estudantes da Comunidade São Raimundo do Jarauá).
  1. Espaço chapéu de PET
  • Exposição “Planeta Água”: Aborda a cultura oceânica e a relação direta entre as águas amazônicas e o oceano global, reforçando o tema central do evento.
  1. Auditório da biblioteca (Eixo “Águas Amazônicas”)
  • Exposições: “Rios Voadores”, “Meninas e Mulheres na Ciência”, “Espaço Curumim” (coordenado pela Unip-Tefé), “Mangue, nossa casa, nossa vida!” e “Os Povos das Águas”.
  1. Biblioteca Henry Walter Bates
  • O público poderá conhecer o acervo bibliográfico completo do Instituto Mamirauá, disponível para consulta.

Além das exposições, a programação inclui ações de pesquisa, manejo e extensão em diversas áreas do conhecimento, prometendo uma experiência imersiva e educativa.

SERVIÇO

  • O Quê: 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)
  • Tema: “Planeta Água – Cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”
  • Local: Sede do Instituto Mamirauá, Tefé (AM)
  • Período: 22 a 24 de outubro de 2025
  • Horário: Das 8h às 11h e das 14h às 17h (Horário limite de entrada: 16h30min)
  • Acesso: Entrada gratuita e aberta ao público

Assessoria de Comunicação: Virgílio Teixeira

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.