Parintins vibra: porto Super Terminais investe em arte, cultura e futuro de 200 crianças

Escola de Arte Irmão Miguel de Pascale e Universidade do Folclore Paulinho Faria - Foto: Acervo

O Super Terminais, porto privado referência em logística sustentável na Amazônia, reforça seu compromisso com o desenvolvimento social e cultural da região. A empresa firmou um contrato de patrocínio com a Maná Produções, que destina recursos diretamente aos projetos sociais das Escolinhas de Artes dos Bois Caprichoso e Garantido em Parintins.

A iniciativa beneficia diretamente 200 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, utilizando a arte e a educação como ferramentas de transformação social e fortalecimento da cultura amazônica.

Fortalecendo a arte-educação no Boi Garantido

No Boi-Bumbá Garantido, o patrocínio viabiliza o projeto social no Complexo Cidade Garantido, no bairro Djard Vieira.

  • Público: 100 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, oriundos dos bairros e comunidades vizinhas.
  • Oficinas: Violão, percussão, dança, desenho e artesanato, ministradas por arte-educadores qualificados.
  • Funcionamento: Os ciclos de oficinas ocorrerão de 20 de setembro a 20 de dezembro de 2025 e de 20 de fevereiro a 20 de maio de 2026.
  • Recursos: O aporte cobre o funcionamento das oficinas, o pagamento da equipe técnica e a aquisição de materiais artísticos e pedagógicos.

Irlany Ramos, diretora da Universidade do Folclore Paulinho Faria e responsável pela área social do Garantido, destaca o impacto:

“Com o aporte financeiro do Super Terminais, poderemos fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, oferecendo oficinas arte-educativas… Falar em apoiar a infância e a juventude por meio da educação e da cultura é falar em formar cidadãos conscientes e criativos, capazes de transformar o futuro.”

Foco em tecnologia e ancestralidade no Boi Caprichoso

No Boi-Bumbá Caprichoso, o patrocínio apoia o projeto “Trilhas para o Futuro: Arte, Ancestralidade, Tecnologias e Consciência Ambiental”, desenvolvido pela Escola de Artes Irmão Miguel de Pascale, mantida pela Fundação Boi-Bumbá Caprichoso.

  • Público: 100 crianças e adolescentes da comunidade parintinense.
  • Foco: Oferecer ações formativas e profissionalizantes que unem saberes tradicionais, tecnologias sustentáveis e arte.

Irian Butel, gestora da Escolinha de Artes do Caprichoso, afirma que o apoio garante a continuidade de um trabalho de longa data:

“A Escola de Artes do Caprichoso é um celeiro de talentos. Com o apoio da Super Terminais, garantimos a continuidade de um trabalho que há 28 anos transforma a vida de jovens artistas e mantém viva a essência da cultura popular de Parintins.”

Compromisso com a cultura e formação cidadã

O investimento da Super Terminais vai além do Festival de Parintins, refletindo um compromisso de responsabilidade social com o fortalecimento das expressões culturais que moldam a identidade do Amazonas.

Ao longo dos anos, as Escolas de Artes dos Bois têm sido cruciais na revelação de talentos que hoje integram equipes artísticas que atuam não só no Bumbódromo, mas também em grandes eventos, como o Carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo, contribuindo significativamente para a formação cidadã e artística das novas gerações.

Sobre o Super Terminais

O Super Terminais é referência em operações portuárias na região Norte, atuando com cargas conteinerizadas, cargas de projetos e cargas soltas (nacionais e de importação). A empresa se destaca por sua excelência, segurança, eficiência e sustentabilidade, visando gerar crescimento nas exportações e importações e contribuir para o desenvolvimento do Amazonas e do Brasil.

Escola de Arte Irmão Miguel de Pascale e Universidade do Folclore Paulinho Faria – Foto: Acervo

GBR Comunicação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.