
O Programa Qualidade Amazonas (PQA) realizou nesta sexta-feira (17) a entrega de cerca de cinco toneladas de alimentos, resultado de sua gincana solidária promovida durante a Feira da Qualidade 2025. A doação foi entregue à Cúria da Arquidiocese, no Centro de Manaus.
Os alimentos serão distribuídos pela Cáritas Arquidiocesana de Manaus a famílias em situação de vulnerabilidade. A doação será direcionada para três importantes frentes de assistência social da igreja: a Pastoral Carcerária, a Pastoral dos Povos de Rua e a Pastoral da Saúde.
Daniele Silva, secretária da Cáritas Arquidiocesana, agradeceu o PQA e a Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), destacando que os alimentos “vão fazer toda a diferença” no combate à fome e na garantia de refeições dignas.
A Força da Solidariedade Empresarial
A arrecadação envolveu dez organizações, entre empresas e órgãos públicos, que participaram da Feira da Qualidade 2025.
Organizações Doadoras Incluem:
- Tutiplast, AJM Condomínios, Knauf, Inventus, Tellescom, Cigás, Musashi da Amazônia, Cigs.
- Órgãos Públicos: Polícia Militar (PM) e Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), além do 2º Grupamento do Exército.
Segundo a coordenadora do Dampi (Fieam), Erlen Montefusco, a gincana solidária é um meio para as empresas canalizarem ações sociais. Ela ressaltou o sucesso da edição, com um aumento na participação e nas doações, e a expectativa de que o evento social “tome mais força” nas próximas edições.
Reconhecimento: As dez organizações receberão um certificado, e as duas que doarem o maior volume de alimentos serão premiadas com um troféu de organização solidária.
Esforço de mobilização
Representantes das Forças de Segurança destacaram o esforço de mobilização para a gincana:
- Polícia Militar (PM): O Tenente Polari informou que mais de uma tonelada de alimentos foi arrecadada nas escolas de formação de soldados e oficiais, facilitando a mobilização nos batalhões com maior número de policiais.
- Exército: A 2ª Tenente Katiany Lima, do 2º Grupamento de Engenharia, ressaltou que a doação de cestas básicas é um ato de caridade que ajuda a “reintegrar as pessoas à sociedade”, oferecendo o mínimo de dignidade e um incentivo para que continuem lutando por melhorias de vida.
Sobre a Feira da Qualidade 2025
A Feira da Qualidade 2025, promovida pelo Dampi/Fieam, encerrou com um balanço positivo de quatro dias dedicados à inovação, gestão e responsabilidade social. O evento registrou um aumento de 30% na participação, consolidando Manaus como referência em excelência corporativa. A iniciativa conta com o apoio de entidades como Sesi, Senai, Sebrae, Sedecti (Governo do Amazonas) e empresas da iniciativa privada.
Assessoria de comunicação: Ed Blair