TRE-AM participa de encontro nacional que fortalece a Justiça Eleitoral

Evento reúne presidentes de Tribunais Eleitorais para debater gestão, democracia e inovação tecnológica - Foto: Secom/TRE-GO

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) esteve presente no 89º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), realizado em Pirenópolis (GO). A presidente do TRE-AM, desembargadora Carla Reis, e a diretora-geral, Cynthia Mouta, participaram das deliberações e atividades do evento, que ocorreu entre a quinta-feira (9/10) e a sexta-feira (10/10).

O que é o Coptrel?

O Coptrel é uma sociedade civil de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que tem como missão discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral. O Colégio promove o intercâmbio de experiências e o fortalecimento da democracia em todo o país.

A abertura e a pauta de debates

Foto: Secom/TRE-GO

A solenidade de abertura reuniu os presidentes das Cortes Eleitorais, incluindo o anfitrião do evento, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga (presidente do TRE-GO), e o presidente do Coptrel, desembargador Carlos Eduardo Contar (dirigente da Corte Eleitoral do Mato Grosso do Sul), além de autoridades dos Três Poderes da Federação.

Durante os dois dias, as pautas de discussão foram divididas entre os presidentes e os diretores-gerais.

  • Presidentes dos TREs: Debateram pautas institucionais de interesse nacional, com foco no fortalecimento da democracia, na modernização da gestão eleitoral e na promoção da cidadania.
  • Diretores-Gerais e Assessores de Comunicação: Participaram de debates essenciais sobre o aprimoramento dos serviços, abordando temas como a reorganização de cartórios eleitorais, o uso de novas ferramentas de tecnologia da informação e as políticas de acessibilidade.

A visão do TRE-AM

A desembargadora Carla Reis destacou a relevância do encontro para o fortalecimento da Justiça Eleitoral, respeitando as especificidades regionais do país.

“O Coptrel é uma oportunidade de trocar experiências e discutir soluções que considerem as peculiaridades do Amazonas e de demais regiões do Brasil, garantindo que a Justiça Eleitoral atenda às mais diversas necessidades. Esses encontros fortalecem nosso trabalho, promovem eficiência e transparência e contribuem para serviços mais próximos da população”, afirmou a presidente do TRE-AM.

Diretrizes futuras

Ao final do encontro, foi realizada a leitura e assinatura da Carta de Pirenópolis. Este documento tem o objetivo de consolidar as principais diretrizes para a atuação conjunta dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) em todo o país

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.