Gestores culturais transformam Manaus em centro de resistência artística - Foto: Miguel Almeida
A cultura está na pauta política do Amazonas. Esse é um dos resultados do 2º Encontro de Gestores Municipais de Cultura do Amazonas. O evento reúne, da última quinta-feira (09/10) até este sábado (11/10), gestores culturais, representantes de governos e sociedade civil para discutir a cultura como política de desenvolvimento no estado. O evento, promovido pelo Fórum Estadual de Secretários e Coordenadores de Cultura do Amazonas, iniciou com um ato político no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas na quinta-feira e prossegue nesta sexta-feira e sábado, no Palacete Provincial.
Responsável pela articulação do evento, o jovem líder político Maick Soares, que é secretário de Juventude, Cultura e Turismo de Urucurituba, presidente do Fórum Estadual de Secretários e Coordenadores de Cultura do Amazonas e Conselheiro Norte da Rede Nacional dos Gestores de Cultura, exaltou o momento vivido pelo segmento no estado.
Na abertura do encontro, Maick Soares destacou o simbolismo do ato político acontecer justamente na Assembleia Legislativa. O gestor também enfatizou a presença de representantes de 54 municípios no evento, da sociedade civil e dos produtores culturais.
Maick Soares – Foto: Miguel Almeida
“É uma honra estar aqui nessa cadeira muito simbólica, presidindo esse encontro. Isso demonstra o respeito dessa Casa pelas gestões de cultura do nosso interior, de todas as calhas de rios”, disse Maick Soares, ao lado da deputada Alessandra Campelo e do titular da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), Caio André Oliveira.
Anfitriã da abertura do 2º Encontro de Gestores Municipais de Cultura do Amazonas, Alessandra Campelo trouxe o abraço do presidente da ALEAM, deputado Roberto Cidade, a todos os participantes e falou sobre a importância de aumentar o incentivo público à cultura e o apoio do Legislativo às demandas dos gestores culturais.
“Esse encontro é fundamental porque debate a importância da cultura como política pública. A cultura muitas vezes é confundida com a festa que acontece nos municípios, mas não é. A cultura respira o ano inteiro, muitas vezes por aparelhos porque faltam recursos. Considero que a cultura deve ser vista como política pública estratégica: ela deve estar nas escolas, nas universidades, nas ruas, porque as pessoas querem e precisam de cultura para a sua formação”, afirmou a deputada.
Debates e painéis temáticos
Nos próximos dias – sexta e sábado –, debates e painéis temáticos irão abordar temas como Leis de Fomento Direto à Cultura, Sistemas de Cultura e Gestão Cultural, Economia Criativa e Sustentabilidade Cultural, além de uma Roda de Conversa Regionalizada por calhas de rios.
O 2º Encontro de Gestores Municipais de Cultura do Amazonas visa fortalecer a integração entre municípios, governo estadual, governo federal e sociedade civil, estimulando a construção de políticas públicas culturais mais participativas e inclusivas no Amazonas.
Programação
09/10 – Abertura oficial (ALEAM)
13h – Credenciamento
14h – Ato político de abertura, com autoridades estaduais, federais e municipais
Entrega simbólica de recursos da Aldir Blanc 2025 – Ciclo 2
Networking cultural entre gestores
19h – Programação cultural aberta ao público
10/10 – Debates e Painéis Temáticos (Palacete Provincial)
Leis de Fomento Direto à Cultura (Paulo Gustavo, Aldir Blanc e Marco do Fomento Cultural)
Sistemas de Cultura e Gestão Cultural (Conselhos, Planos e Fundos)
Economia Criativa e Sustentabilidade Cultural
Roda de Conversa Regionalizada por calhas de rios
11/10 – Formação e Encaminhamentos (Palacete Provincial)
Painel: Cultura, Identidade e Amazônia
Encontro com Conselheiros de Cultura e Movimentos Culturais
Plenária Final: síntese dos debates, aprovação da Carta e posse da nova diretoria do Fórum de Gestores
Encerramento cultural aberto ao público
Serviço
O quê: 2º Encontro de Gestores Municipais de Cultura do Amazonas
Período: 9 a 11 de outubro de 2025
Locais: ALEAM (abertura, dia 9) e Palacete Provincial (demais atividades)
Assessoria de comunicação: Mailton Serrão e Emanuel Mendes Siqueira
O presidente eleito da Bolívia, Rodrigo Paz, anunciou que não convidará líderes de regimes autoritários da América Latina para sua posse, marcada para 8...