
A Suframa dará início, na quinta-feira (9), ao ciclo “Seminários dos Programas Prioritários CAPDA”. A primeira edição do evento será dedicada ao Programa Prioritário de Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0) e acontecerá no auditório Floriano Pacheco, na sede da Autarquia, a partir das 9h.
A programação ficará a cargo do Centro Internacional de Tecnologia de Software do Amazonas (CITS AMAZONAS), que apresentará os resultados já alcançados, os principais desafios para o desenvolvimento regional e convidará instituições parceiras a contribuir com o debate.
A programação contemplará:
- 8h30: Coletiva de imprensa.
- 9h: Abertura oficial do evento.
- 9h15: Apresentação dos resultados do PPI4.0 – indicadores.
- 9h45: Apresentação de resultados do PPI4.0 – cases de Indústria 4.0 (Investidores e Executores).
- 11h55: Encerramento no auditório.
- 12h: Visita oficial à EXPO IND4.0.
- 12h05: Brunch de agradecimento e networking.
Objetivo do ciclo
O ciclo de Seminários dos Programas Prioritários CAPDA foi idealizado com o intuito de ampliar a transparência sobre a efetividade dos investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Além disso, busca fortalecer o protagonismo e a relevância dos Programas Prioritários no ecossistema de inovação da Amazônia Ocidental e Amapá.
Ao todo, serão três edições. Na sequência, os seminários abordarão os Programas Prioritários de Bioeconomia (dia 17), cuja programação ficará a cargo do Idesam, e o de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (3 de novembro), sob responsabilidade da Softex.
Relevância estratégica
O superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira, explica que a iniciativa busca reunir empresas beneficiárias, entidades credenciadas no CAPDA, representantes do setor produtivo e órgãos de controle, consolidando os Programas Prioritários como ferramentas estratégicas para a competitividade e o desenvolvimento sustentável da região.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destaca a importância das discussões para o ecossistema de inovação local. “Iniciar esse ciclo de seminários com o Programa de Indústria 4.0 é muito simbólico, pois reforça a importância da modernização industrial como vetor de competitividade e de inovação para o Polo Industrial de Manaus e para toda a Amazônia”, salienta.
Por Enock Nascimento











