Revolução religiosa: Mulher assume trono espiritual que sempre foi dos homens

A nova arcebispa de Canterbury, Sarah Mullally - Foto: Reprodução/ Redes sociais

A bispa Sarah Mullally, de 63 anos, foi eleita, nesta sexta-feira, dia 3, a primeira mulher a assumir o cargo de arcebispa de Canterbury, líder espiritual da Igreja da Inglaterra e da Comunhão Anglicana, que reúne cerca de 95 milhões de fiéis em 165 países.

O governo britânico anunciou a escolha de Mullally depois de a Comissão de Nomeações da Coroa conduzir o processo de seleção. O colegiado realizou consultas públicas e ouviu representantes da Igreja da Inglaterra e da Comunhão Anglicana.

O rei Charles III aprovou a nomeação. Ele detém o título simbólico de governador supremo da Igreja da Inglaterra. O Colégio de Cânones da Catedral de Canterbury confirmará Mullally formalmente em janeiro de 2026.

A Igreja Anglicana começou a ordenar mulheres sacerdotisas em 1994 e bispas em 2015. Essa é a primeira vez, porém, que terá uma mulher assumindo o cargo de líder espiritual.

Antes de se tornar sacerdotisa, Mullally atuou como diretora nacional de enfermagem do governo britânico na região da Inglaterra. Ela é bispa de Londres desde 2018.

Ela assumirá como arcebispa de Canterbury em 2026, no lugar de Justin Welby. Ele renunciou em novembro de 2024 depois de críticas sobre a forma como lidou com um caso de abuso sexual de menores.

Fonte: https://revistaoeste.com/mundo/igreja-anglicana-tera-primeira-lider-mulher/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.