Idosos na mira da violência: operação nacional chega a Manaus para dar voz às vítimas

Instituição terá programação extensa de atividades, em Manaus e no interior, durante todo o mês da mobilização nacional

Mutirão da Defensoria revela histórias chocantes de violência contra a pessoa idosa - Foto: Brayan Riker/DPE-AM

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) deu início, nesta quarta-feira (1º), à operação “Virtude”, uma ação de alcance nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para combater a violência contra a pessoa idosa.

A abertura da mobilização no Amazonas, que ocorreu no Parque Municipal do Idoso em Manaus, contou com a participação da DPE-AM e outros órgãos da rede de proteção. Na ocasião, a Defensoria realizou um mutirão de atendimentos jurídicos gratuitos.

O defensor Marcelo Pinheiro, coordenador do Núcleo de Atendimento e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa (NUAPPI), destacou o objetivo da iniciativa, que se estenderá por todo o mês de outubro.

“Ao longo da operação, vamos levar os direitos básicos para que essas pessoas possam ter suas respectivas dignidades,” afirmou Pinheiro.

Serviços oferecidos e impacto na comunidade

Durante o mutirão, a DPE-AM prestou atendimentos em diversas áreas:

  • Área Cível e Fundiária: Incluindo ações indenizatórias, acidentes de trânsito, problemas de direito de vizinhança e reintegração de posse.
  • Registros Públicos: O Núcleo de Registros Públicos (NUDERP) realizou principalmente a atualização de documentos, averbações e retificações, como a anotação de óbito em certidões de casamento.

O impacto na vida dos assistidos foi imediato:

  • Maria Assunção, 74, buscou ajuda para resolver questões de cobranças indevidas e, principalmente, a documentação de seu imóvel.
  • A indígena Maria Eunice Souza, 76, integrou uma caravana do Grupo de Idosos Sateré Mawé para atualizar seu registro civil.

A cacica Izailda Maia reforçou que a violência contra idosos é uma realidade nas comunidades, destacando a importância dessas ações para acolher vítimas de agressões cometidas, muitas vezes, por familiares.

Programação de outubro na capital e interior

A DPE-AM manterá as atividades da operação “Virtude” até o fim do mês, com uma agenda intensa de palestras, capacitações e atendimentos.

O defensor Marcelo Pinheiro confirmou que, além da capital, defensores do interior, em cidades como Coari, Eirunepé, Humaitá, Manicoré, Parintins e Tabatinga, também estão realizando atendimentos exclusivos e palestras.

As próximas ações em Manaus incluem:

  • Parcerias: Eventos em conjunto com órgãos estaduais e municipais, como uma palestra sobre violência digital.
  • Eventos Agendados:
    • 07/Out: Palestra e atendimento jurídico na FUnATI.
    • 11/Out: Palestra e atendimento jurídico na Paróquia Santa Teresinha.
    • 14/Out: Palestra e atendimento jurídico na FUnATI.
    • 17/Out: Palestra no Bairro Colônia Antônio Aleixo.
    • 20/Out: Centro de Mídias na SEDUC.
    • 22/Out: Dia D da Operação Virtude.
    • 25/Out: Palestra e atendimento jurídico na Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Sobre a Operação Nacional

A operação “Virtude” é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No Amazonas, é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), com o apoio de entidades como as Polícias Civil e Militar, MPAM, FUnATI e Fundação Doutor Thomas.

Por Luciano Falbo  

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.