Matemática sem medo: como ganhar confiança e nota alta no Enem e nos vestibulares

Especialista sugere uma série de dicas para uma das áreas consideradas mais desafiadoras para os alunos

Foto: Ilustração

Para muitos estudantes em todo o Brasil, a Matemática é uma das disciplinas que mais despertam ansiedade, medo e insegurança, especialmente na hora de provas e avaliações. No entanto, esses desafios podem ser superados com o desenvolvimento do raciocínio lógico, da prática constante, da concentração e de uma postura positiva em relação ao aprendizado.

Em vestibulares como o ENEM e nas principais universidades públicas e federais, a área de Matemática e suas Tecnologias costuma cobrar tanto conceitos teóricos quanto aplicações práticas, priorizando o raciocínio lógico e a capacidade de aplicar conceitos matemáticos em situações do dia a dia. Em 2024, por exemplo, a média nacional nessa área foi de 529 pontos, com notas que variaram entre 334 e 962, segundo dados do INEP. Para alcançar um bom desempenho, é fundamental otimizar o tempo de resolução, interpretando cuidadosamente os enunciados dos problemas.

Marcos Sobolewski, professor do Colégio Visconde de Porto Seguro, lembra: “Matemática é como um idioma: para ganhar fluência, é preciso praticar todos os dias. Quem resolve exercícios variados desenvolve raciocínio e confiança”.

Para contribuir com estudantes e candidatos de todo o país, o educador listou 10 orientações essenciais para as provas:

  1. Revise operações básicas: porcentagem, frações, potências e proporções (aproximadamente 35% das questões).
  2. Domine álgebra: equações, inequações, sistemas e progressões.
  3. Estude funções: do 1º e 2º graus, exponenciais e logarítmicas.
  4. Aprofunde-se em geometria plana e espacial: cálculo de áreas, perímetros, volumes e trigonometria.
  5. Compreenda estatística e probabilidade: interpretação de tabelas, gráficos e distribuições.
  6. Foque na matemática aplicada ao cotidiano: escalas, mapas, infográficos, juros simples e compostos.
  7. Olho no relógio: treine com tempo cronometrado para simular a prova.
  8. Provas anteriores: resolva versões passadas e analise os erros.
  9. Memorize fórmulas-chave e saiba aplicá-las.
  10. Leia o enunciado com atenção: a interpretação é tão importante quanto o cálculo.

Sobolewski também chama a atenção para a análise combinatória, que costuma aparecer com certa frequência.

“Muitos alunos têm dificuldades com esse tema, especialmente porque ele exige uma boa interpretação do enunciado para que a combinação correta de elementos seja feita. Recomendo que os estudantes treinem bastante e se acostumem com esse tipo de questão”, sugere. Para finalizar, ele enfatiza que administrar o tempo e manter a calma é tão importante quanto dominar os conteúdos. “Quem se prepara com constância percebe que a prova avalia tanto o raciocínio lógico quanto conceitos que envolvem a aplicação de fórmulas.”

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, com campus em São Paulo e Valinhos, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, tanto no Currículo Internacional quanto no Bilíngue. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilíngue, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de Exzellente Deutsche Auslandsschule, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola alemã de excelência no exterior; o da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista e o da Rede de Escolas Associadas da Unesco. Em 2022, passou a ser reconhecido como uma Escola Internacional, conforme o termo de acordo internacional com o governo da Alemanha.

FSB Comunicação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.