
Há três anos, o programa Crédito Rosa do Governo do Amazonas tem sido uma ferramenta essencial para fortalecer a autonomia e a independência financeira de mulheres empreendedoras. Para Jennifer Andrade, de 22 anos, uma das beneficiárias, o programa foi uma verdadeira “oportunidade de crescimento”.
Contemplada no início de setembro, Jennifer usou o crédito para expandir significativamente seu negócio. Antes, ela vendia apenas bolsas femininas, mas agora, com o apoio financeiro, pôde diversificar seu estoque. “O dinheiro foi uma solução. Me permitiu enxergar um novo horizonte, e, com isso, estou oferecendo uma quantidade maior de produtos para todos os meus clientes”, afirmou.
Da sala de casa para um ponto comercial

A jornada de Jennifer como empreendedora começou há pouco mais de dois anos, vendendo bolsas na sala de sua casa. O crescimento foi gradual, mas, com a ajuda do Crédito Rosa, ela conseguiu dar um grande salto.
“O processo de expansão da minha loja foi demorado, mas agora, com a ajuda do Crédito Rosa, pude dar uma alavancada imensa e meu negócio está tendo maior visibilidade,” contou Jennifer.
Com o novo capital, ela não apenas diversificou seus produtos, incluindo maquiagens, sandálias personalizadas, relógios e garrafas térmicas, mas também alcançou um marco importante: alugou um ponto comercial. Sua loja de variedades agora atende clientes até mesmo no interior do Amazonas, com a possibilidade de vendas no atacado.
Administrado pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), o Crédito Rosa é um compromisso do Governo do Amazonas em fortalecer o protagonismo feminino através de políticas públicas.
A secretária da Seas, Kely Patrícia, ressalta que o programa é vital para a independência financeira das mulheres. “Ações como essa reforçam o trabalho da gestão estadual em ampliar oportunidades e valorizar o protagonismo feminino no mercado de trabalho,” explicou. “Além de contribuir para a geração de emprego e renda, e promover o desenvolvimento econômico em diversas regiões do Amazonas.”
O programa oferece financiamentos que variam de R$ 500 a R$ 21 mil, dependendo da análise de crédito. O dinheiro pode ser usado para cobrir despesas operacionais, como aquisição de máquinas, equipamentos, móveis e utensílios, além de ajudar na implantação, manutenção, ampliação e modernização das atividades produtivas.











