
Nesta terça-feira, 23 de setembro, a Escola Municipal Professor Paulo César da Silva Nonato, localizada na zona rural ribeirinha de Manaus, à margem esquerda do Rio Negro, inaugura um novo espaço voltado para incentivar o hábito da leitura entre crianças e jovens. A iniciativa integra o Projeto Casinha de Livros, que leva a escolas e instituições sociais um acervo de 600 livros de literatura infantojuvenil, além de ambientação lúdica com fantoches, jogos educativos e capacitação para educadores estimularem a formação de leitores.
Realizado pela CEC Brasil com patrocínio da 3M, o projeto beneficiará os 147 estudantes matriculados no Ensino Infantil, Fundamental I e II e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluindo estudantes indígenas das aldeias que ficam nas proximidades, criando um ambiente de acesso gratuito a títulos de algumas das mais importantes editoras brasileiras. Entre os objetivos da ação, estão incentivar a leitura como lazer, ampliar o repertório cultural, desenvolver competências cognitivas e promover a valorização do livro dentro do universo simbólico das comunidades.
“O Casinha de Livros representa, para a nossa escola, um instrumento de incentivo à leitura, partilha de saberes e valorização do conhecimento no cotidiano dos alunos. Será um espaço onde os estudantes poderão fortalecer o vínculo com a literatura de forma autônoma e prazerosa. Esse projeto, com certeza, promoverá um despertar para a imaginação, o desenvolvimento do senso crítico e, principalmente, o gosto pelos livros, além de estimular o cuidado coletivo com o espaço e os recursos disponíveis”, comenta a diretora Luciana Mendes de Oliveira.
O Projeto Casinha de Livros atua para diminuir a distância entre leitores e obras, sobretudo em regiões onde o acesso a livros ainda é limitado. Mais do que um espaço físico, o equipamento se propõe a ser um ponto de encontro com a imaginação e o conhecimento, contribuindo para a formação de leitores competentes, independentes e conscientes do seu papel na sociedade. Criar um espaço dedicado à leitura em uma comunidade indígena, como o Parque das Tribos, significa oferecer um ambiente onde saberes tradicionais e novos conhecimentos possam dialogar.
“Cada Casinha de Livros instalada representa um convite para que crianças, jovens e famílias se conectem com histórias, conhecimentos e novas formas de ver o mundo. Em Manaus, esse movimento ganha um significado ainda maior, porque aqui a leitura também dialoga com tradições ancestrais e a força da cultura indígena”, destaca Kaline Vânia, diretora-executiva da CEC Brasil.
“É uma grande alegria e motivo de orgulho para nós da 3M apoiar a entrega de mais uma Casinha de Livros em Manaus, impactando mais crianças, jovens e a comunidade escolar sobre a importância da leitura na formação de futuros leitores e dos profissionais do amanhã”, comenta Eduardo Furtado, gerente da planta da 3M em Manaus.
Sobre a 3M
A 3M (NYSE: MMM) está focada em transformar indústrias ao redor do mundo por meio da aplicação da ciência e do desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas para o cliente. Nossa equipe multidisciplinar trabalha para resolver desafios complexos dos clientes, aproveitando plataformas tecnológicas diversificadas, capacidades diferenciadas, presença global e excelência operacional. Descubra como a 3M está moldando o futuro em news.3m.com.br/news-center.
Sobre a CEC Brasil – A CEC Brasil atua na área de produção cultural, com foco no impacto social. Com pilares como educação, saúde e diversidade, a empresa tem como desafio construir projetos inovadores e desenvolver tecnologia capaz de transformar cenários de comunidades no Brasil e América do Sul.
Sua atuação está direcionada a projetos de cultura e saúde, com a publicação de livros que valorizem profissionais da área da saúde, e criação de espaços e estruturas inovadoras com foco na leitura e formação de novos leitores no Brasil e na América do Sul. Conheça mais: https://cecbrasil.com.br/
SERVIÇO
- Projeto Casinha de Livros 2025 – Manaus (AM)
- Onde: Escola Municipal Professor Paulo César da Silva Nonato
- Endereço: Margem esquerda do Rio Negro, zona Rural de Manaus, 69001019, Manaus – AM
- Quando: 23/09
- Horário: 10h
Cilene Brito | Rede Educare











