Termotécnica abraça futuro verde e adere à iniciativa ZFM + ESG da Suframa

Com operações em cinco estados, a unidade de Manaus, implementada em 1980, representa um elo estratégico na operação da Termotécnica junto aos clientes e para a expansão de seu programa de economia circular com foco na região amazônica

Albuquerque da Conceição, Gerente Industrial da Unidade Manaus da Termotécnica, Regina Zimmermann, Diretora de Operações da Termotécnica e Luiz Frederico Oliveira de Aguiar, Superintendente Adjunto Executivo da SUFRAMA – Foto: Divulgação/Termotécnica

Referência em soluções de embalagens de EPS para diversos setores, como as linhas branca e marrom, a Termotécnica oficializou sua adesão à Iniciativa ZFM + ESG, promovida pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), reforçando o compromisso da empresa com uma atuação responsável e sustentável na região amazônica. A assinatura do Termo de Adesão reconhece a importância da integração de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) às operações do Polo Industrial de Manaus.

“A adesão da Termotécnica à Iniciativa ZFM + ESG reforça o alinhamento entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade. Empresas como a Termotécnica são fundamentais para construirmos uma nova etapa na Zona Franca de Manaus, que gere valor ambiental, social e econômico para o Brasil e para o mundo”, declara Luiz Frederico Oliveira de Aguiar, Superintendente Adjunto Executivo da SUFRAMA.

O programa ZFM + ESG é uma ação pioneira que estimula empresas a alinhar seus modelos de negócio a metas de impacto positivo, contribuindo com o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Ao aderir à iniciativa, a Termotécnica fortalece o papel da unidade de Manaus, que tem se destacado em projetos voltados à circularidade, descarbonização e engajamento comunitário.

“Acreditamos que é possível conciliar desenvolvimento industrial com a conservação da biodiversidade e a inclusão social. A adesão ao ZFM + ESG consolida a nossa estratégia ambiental e social na região amazônica, em especial no fortalecimento das ações da nossa unidade em Manaus”, afirma Regina Zimmermann, Diretora de Operações da Termotécnica.

Metas alinhadas aos pilares ESG e à estratégia global da empresa

Entre os compromissos firmados pela empresa no âmbito da Iniciativa ZFM + ESG, destacam-se:

  • Aprimoramento da eficiência energética das operações industriais e logísticas;
  • Ampliação do uso de fontes renováveis na matriz energética da unidade;
  • Fortalecimento da circularidade do EPS (Isopor®) por meio de parcerias locais para coleta e reaproveitamento;
  • Iniciativas de qualificação profissional e empregabilidade para jovens e mulheres da região;
  • Ações de valorização da diversidade e combate à discriminação, com metas de inclusão social;
  • Participação ativa em fóruns e iniciativas regionais voltadas à economia verde e à bioeconomia.

Sustentabilidade integrada ao negócio

A unidade de Manaus, implementada em 1980, representa um elo estratégico na operação da Termotécnica, tanto pela proximidade com clientes – fabricantes das linhas Branca e Marrom – da região Norte, quanto pelo potencial de inovação em logística reversa e reaproveitamento de materiais. Desde 2007, a empresa já reciclou mais de 51 milhões de quilos de embalagens de EPS pós-uso no país e segue expandindo seu programa de economia circular com foco na região amazônica.

Em seu 8º Relatório de Sustentabilidade, Termotécnica reporta avanços em circularidade, descarbonização, inovação e valorização das pessoas.

Com seis unidades fabris em cinco estados, a Termotécnica apresenta em seu 8º Relatório de Sustentabilidade 2023/2024 sua trajetória de mais de seis décadas pautada por uma atuação comprometida com os pilares ESG – Ambiental, Social e de Governança. O documento revela conquistas relevantes no último ciclo, destacando a evolução contínua da empresa em circularidade, descarbonização, inovação e cuidado com as pessoas.

A estratégia ESG da Termotécnica prioriza os temas mais relevantes para seus stakeholders – clientes, colaboradores, comunidades locais e fornecedores – e se apoia em iniciativas como Science Based Targets Initiative (SBTi), o Pacto Global da ONU, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Acordo Global sobre Plásticos (PNUMA) e recomendações do Fórum Mundial da Economia Circular. A nova matriz de materialidade, revisada em 2024, norteia a gestão pelos pilares: Circularidade e Descarbonização, Valorização das Pessoas e Perenidade do Negócio.

A participação na ZFM + ESG também está conectada aos compromissos da Termotécnica com essa agenda mundial.

“Seguimos avançando com metas claras, com transparência e responsabilidade. Nosso objetivo é gerar impacto positivo nas comunidades onde atuamos e inspirar uma cultura empresarial mais conectada com o futuro do planeta”, finaliza o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.

Para mais informações sobre a Iniciativa ZFM + ESG, acesse: www.suframa.gov.br

Conheça o Relatório de Sustentabilidade 2023/2024 da Termotécnica: www.termotecnica.com.br/sustentabilidade

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.