Brasil atropela o Chile no Maracanã e sobe para a vice-liderança rumo à Copa de 2026

Estêvão, Paquetá e Bruno Guimarães marcam em vitória fácil

Lucas Paquetá voltou ovacionado pela torcida e marcando gol no Maracanã - Foto: Mauro Pimentel/AFP

Na despedida da Seleção Brasileira em casa pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, foi só vitória e festa. Com o primeiro gol de Estêvão com a camisa da equipe nacional, a redenção de Paquetá, autor do segundo gol, e uma grande atuação do reserva Luiz Henrique, que participou de dois gols, incluindo o terceiro, de Bruno Guimarães, o Brasil bateu o Chile por 3 a 0 e alcançou a vice-liderança das Eliminatórias. Na próxima terça-feira (9), o time encerra a participação diante da Bolívia.

Como foi Brasil x Chile

Carlo Ancelotti dissera na véspera de Brasil x Chile que quer na Seleção jogadores que atuem pela equipe, e não aqueles preocupados com desempenho individual. A julgar pelo primeiro tempo da partida desta quinta-feira, no Maracanã, o recado foi bem assimilado.

Porque, se os primeiros 30 minutos não foram de encher os olhos dos 57.326 torcedores que estiveram no estádio, não dá para negar que a Seleção foi um time solidário. O quarteto ofensivo formado por Raphinha, Estêvão, Gabriel Martinelli e João Pedro não abdicou de ajudar na marcação e cercar o adversário sempre que ele detinha a bola. Um pouco mais atrás, Casemiro e Bruno Guimarães tratavam de garantir que a pressão de bola fosse alta.

O início ofensivo do Brasil também foi promissor. Gabriel Magalhães quase marcou de cabeça com pouco mais de um minuto de jogo, e Casemiro efetivamente balançou a rede aos 4, porém o gol acabou anulado por impedimento.

O problema é que o já eliminado Chile veio para o Brasil disposto apenas a não perder, e para isso o técnico Nicolás Córdova armou uma linha de cinco defensores à frente da área e outros dois logo adiante. Dessa forma, chegar ao gol de Vigouroux foi uma tarefa mais difícil do que deveria.

Ainda assim, o Brasil conseguiu abrir o marcador ainda no primeiro tempo. Aos 37, Douglas Santos fez boa jogada pela esquerda e municiou Raphinha, que chutou cruzado. Vigouroux defendeu, mas a bola ganhou altura e Estêvão, de puxeta, marcou seu primeiro gol pela Seleção.

A vitória parcial do Brasil fez o Chile se soltar um pouco no segundo tempo. Mas, apesar de mais espaço, a Seleção seguiu chegando pouco ao gol chileno.

Foi aí que Carlo Ancelotti começou a mexer no time. Primeiro entraram Andrey Santos e Luiz Henrique; depois, Lucas Paquetá e Kaio Jorge. E foi com jogada individual de Luiz Henrique que Paquetá, no primeiro toque na bola, ampliou de cabeça.

O gol construído pelo ex-botafoguense e finalizado pelo ex-flamenguista incendiou os torcedores nas arquibancadas do Maracanã, que até então assistiam à partida sem demonstrar muito entusiasmo. Em campo, o Brasil respondeu seguindo na pressão. E foi com mais uma jogada de Luiz Henrique que Bruno Guimarães, da pequena área, fez o seu e fechou o placar em 3 a 0.

O que vem pela frente

Com a vitória sobre o Chile no Maracanã, o Brasil assumiu a segunda colocação nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, com 28 pontos. Os chilenos, por sua vez, permanecem na lanterna, com apenas 10. Na próxima terça-feira (9), a Seleção Brasileira encerra o qualificatório diante da Bolívia, em El Alto, enquanto o Chile recebe o Uruguai.

CLASSIFICAÇÃO

Fonte: https://www.lance.com.br/selecao-brasileira/no-maracana-brasil-vence-o-chile-e-se-despede-com-redencao-de-paqueta.html

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.