Presos amontoados! Cela para 8 abriga 45 e escândalo leva deputado a exigir interdição geral

Deputado Comandante Dan – Foto: Divulgação

Em um pronunciamento na manhã desta quarta-feira, 3 de setembro, o deputado Comandante Dan (Podemos) sugeriu ao Ministério Público Estadual (MPE) que solicite a interdição judicial de todas as carceragens das delegacias do interior do Amazonas. Para o parlamentar, a situação compromete a cidadania e coloca em risco os direitos fundamentais de todos: civis, policiais e detentos.

“No dia 26 de agosto, a justiça interditou, a pedido do MP, a carceragem da delegacia de Uarini (a 595 km de Manaus), por superlotação. Uma única cela com capacidade para oito presos abrigava 45 homens, e ainda havia uma detenta presa na cozinha da delegacia. A interdição era necessária e urgente. Contudo, todos os municípios que percorri de 29 de agosto a 1 de setembro se encontravam em situação análoga à unidade de Uarini. Sugiro que o MP peça a interdição de todas as carceragens no interior e proponha a formação de uma força-tarefa para regularizar o problema”, afirmou o deputado.

Segundo o Comandante Dan, a manutenção de presos em delegacias de polícia fere o artigo 40 da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis (Lei 14.735/2023), que proíbe a custódia de presos em dependências das polícias civis, exceto em casos de interesse fundamentado na investigação.

O deputado é autor do Projeto de Lei Ordinária Nº 329/2025, que tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e busca obrigar o encaminhamento de presos para as unidades prisionais do estado.

Situação das delegacias visitadas

Durante o último fim de semana, o parlamentar inspecionou algumas delegacias, revelando a situação precária:

  • Barcelos: 35 presos custodiados, com apenas 5 servidores, incluindo o delegado.
  • Santa Isabel do Rio Negro: 30 presos custodiados, com 6 servidores.
  • Japurá: 47 presos custodiados, incluindo uma mulher, em uma delegacia com apenas 3 servidores.

Recentemente, o caso de uma indígena Kokama, detida na delegacia de Santo Antônio do Içá, também veio a público. A mulher foi vítima de estupros em um local onde duas celas abrigavam 40 detentos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.